> >
Funcionários de reciclagem passam mal durante coleta de lixo em Vitória

Funcionários de reciclagem passam mal durante coleta de lixo em Vitória

Trabalhadores da Recicla Capixaba, no bairro Consolação, sofreram com irritação na garganta e dificuldade para respirar assim que material chegou ao local nesta quinta-feira (9)

Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 16:31

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Funcionários da Recicla Capixaba — Associação Capixaba de Reciclagem — no bairro Consolação, em Vitória, passaram mal durante a tarde desta quinta-feira (9). Assim que um caminhão chegou para fazer o descarte de um material, cerca de 12 pessoas começaram a sentir irritação na garganta, enjoo e dificuldade para respirar.

Tereza Rosa de Souza, assistente social da Recicla Capixaba, estava em um escritório no local e contou que tudo aconteceu por volta das 15h20. "O material veio da prefeitura, da coleta de rua. Quando ele foi jogado no chão, todo mundo passou mal e mandei evacuar a área. Eu estava mais longe e senti", contou à reportagem, tossindo bastante.

Aspas de citação

Quando o material bateu no chão, subiu um ardor. Todo mundo começou a ficar com olho ardendo e passar mal. Saímos correndo, porque não tinha como ficar lá dentro

Marialva Sales Santos
Funcionária da Reclica Capixaba
Aspas de citação

O funcionário Arildo Nunes chegou a ser medicado dentro de uma ambulância no local. "Todos passaram mal na hora. Eu recebi soro e um medicamento, porque estava com falta de ar e pressão alterada. Agora já melhorou bastante", contou o trabalhador, que estava sentado na calçada perto da Recicla Capixaba.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estiveram no local. Além do socorro prestado aos funcionários, os militares aguardaram a retirada do lixo por um trator para tentar descobrir qual material causou o problema relatado.

Corpo de Bombeiros e Samu prestaram socorro a funcionários da Recicla Capixaba, em Vitória(Carlos Alberto Silva)

Em entrevista à reportagem da TV Gazeta, o coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, disse que os militares da corporação sentiram as mesmas sensações apresentadas pelos funcionários da Recicla Capixaba ao chegarem ao local para atendimento à ocorrência. "Eles começaram a sentir o olho lacrimejando e dificuldade na respiração", afirmou.

Aspas de citação

O efeito é semelhante ao causado por gás lacrimogêneo e pelo spray de pimenta. É possível que tenha sido uma ampola desses produtos que vazou e acabou tomando conta do ar

Carlos Wagner
Coronel do Corpo de Bombeiros
Aspas de citação

O oficial dos Bombeiros garantiu que ninguém precisou ser socorrido para um hospital e informou que os militares não conseguiram identificar de onde o gás estava exalando. "O local foi isolado para que houvesse renovação do ar e a empresa se responsabilizou por fazer a remoção dos materiais para evitar novos vazamentos", afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que o caminhão havia feito coleta seletiva nos bairros Praia do Canto e Barro Vermelho e garantiu que está monitorando o caso. "A Secretaria Central de Serviços pede a todos que tenham cuidado ao dispensar materiais ao destinarem o lixo", concluiu.

Funcionários de reciclagem passam mal durante coleta de lixo em Vitória

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais