> >
Imagens mostram água clara na Curva da Jurema, em Vitória

Imagens mostram água clara na Curva da Jurema, em Vitória

Professor do Departamento de Oceanografia da Ufes, Renato Ghisolsio, explica que a cor das águas na região é uma junção de vários fatores

Publicado em 11 de maio de 2020 às 19:16

Imagens de drone da Baía das Tartarugas na Curva da Jurema, em Vitória
Imagens de drone da Baía das Tartarugas na Curva da Jurema, em Vitória Crédito: Julio Teixeira (@jotatx)

A natureza voltou a surpreender os capixabas no início de mais uma semana. As águas claras na região da Curva da Jurema, em Vitória, chamaram a atenção do empresário capixaba Julio Teixeira, que registrou a cena, na manhã desta segunda-feira (11).

A reportagem de A Gazeta entrou em contato com um especialista na área. Professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Renato Ghisolsio explica que a cor que chamou a atenção de Julio é uma junção de vários fatores, não sendo possível garantir a ocorrência de um fenômeno em específico.

"Pelas fotos, não é possível indicar algum processo que não seja a baixa movimentação, baixa turbulência. De uma maneira geral, a visibilidade da água, a cor, é reflexo de tudo o que está dissolvido ou suspenso. A água e incolor, mas possui sais e partículas. Isso acaba interagindo com a radiação do sol, e acaba dando um reflexo que observamos", explicou o professor da Ufes.

O docente ainda diz que algo semelhante pode ser feito de maneira mais simples. Basta deixar uma quantidade de água parada que os materiais se movimentam, dessa vez, para o fundo.

"É o mesmo que pegar uma água marrom, do rio. Pegue a água e deixa quieta, grande parte do material vai para o fundo, aquilo é propriedade aparente. Pode não ficar incolor, mas fica amarelada. Se mexer a água, volta a ficar tudo escuro", exemplificou Ghisolsio.

O MOVIMENTO DA MARÉ PODE INFLUENCIAR NA COR DA ÁGUA?

Questionado se a movimentação da maré poderia fazer com que a água tivesse uma cor mais clara, Renato respondeu. "A maré é um movimento de entrada e saída, isso acontece todos os dias. Se isso fosse uma causa, teríamos que observar a cor todos os dias. É um ciclo."

A NOITE MAIS FRIA DO ANO PODE TER COLABORADO?

Segundo informações do Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na madrugada de domingo uma temperatura de 15,5 ºC em Vitória. O registrou bateu o recorde de 2020, antes de 17,4 ºC. Perguntado sobre uma influência da noite com temperatura fora do normal, Rento disse que "não é possível afirmar que a noite fria impacte na cor da água".

Imagens de drone da Baía das Tartarugas na Curva da Jurema, em Vitória por Julio Teixeira (@jotatx)

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais