> >
Festa é retomada e Justiça determina que PM encerre casamento em Fundão

Festa é retomada e Justiça determina que PM encerre casamento em Fundão

Casamento tinha, segundo prefeitura, 300 convidados e a previsão era de que a cerimônia durasse três dias, entre quinta-feira e sábado

Publicado em 13 de junho de 2020 às 16:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Polícia Militar esteve presente para acabar com aglomeração em casamento em Fundão
Polícia Militar esteve presente para acabar com aglomeração em casamento em Fundão. (Internauta)

Uma festa de casamento com 300 convidados em Praia Grande, em Fundão, foi, pela segunda vez, encerrada pela Polícia Militar. O evento, realizado por ciganos, estava programado para acontecer entre a quinta-feira (11) e este sábado (13). Ele chegou a ser paralisado na tarde da quinta-feira, após a PM ir até o local, mas a festa foi reiniciada na sexta-feira (12) pela manhã.

Segundo a ação civil pública, ajuizada pela Procuradoria de Fundão, mesmo com as restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, mais de 300 pessoas estavam reunidas no acampamento cigano, sem o uso de máscaras. De acordo com o município, para evitar que a festa fosse novamente retomada neste sábado, o município acionou a Justiça.

Na quinta-feira, mesmo após a PM encerrar o evento e recolher as bebidas durante a tarde, a cerimônia de casamento voltou a ocorrer à noite. Alguns convidados, segundo a prefeitura, chegaram a transmitir lives pelas redes sociais durante a festa. Entre povos ciganos, é tradição que o casamento dure três dias, podendo chegar a uma semana de rituais, em algumas ocasiões.

Acionada pela manhã, a PM retornou ao local para conduzir o responsável pelo evento à delegacia. Contudo, ele não foi localizado. A festa foi encerrada e foram montados dois pontos base na região para impedir que o casamento fosse novamente retomado.

Neste sábado, segundo a prefeitura, não houve novas queixas de que o evento tivesse sido reiniciado. A Justiça, por meio do juiz Júlio César Costa de Oliveira, atendeu o pedido do município, proibiu a realização do evento e fixou uma multa de R$ 10 mil para cada episódio de descumprimento da determinação.

Para o magistrado, a realização do casamento nestas condições coloca em risco a população de Fundão e os próprios convidados.

“É inegável o risco ao qual a população do município está sendo exposto, haja vista evidências de transmissão do vírus em pessoas que ainda não apresentaram sintomas, tendo a Covid-10 taxa de mortalidade que se eleva entre idoso e pessoas com doenças crônicas”, escreve o juiz, em sua decisão.

Fundão, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, tem 191 moradores que se infectaram pela doença e nove que morreram, vítimas do novo coronavírus.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais