> >
Estudantes do ES relatam dificuldade para concluir inscrição do Enem

Estudantes do ES relatam dificuldade para concluir inscrição do Enem

Iniciadas na última segunda-feira (11), as inscrições para o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 permanecem abertas até o dia 22 deste mês de maio

Publicado em 13 de maio de 2020 às 17:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Site para inscrição do Enem apresenta lentidão na impressão dos boletos de pagamento. (Reprodução)
Estudantes do ES relatam dificuldade para concluir inscrição do Enem

Além de conviver com as incertezas sobre a aplicação do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, estudantes capixabas estão tendo dificuldades para concluir a inscrição pela internet, o que tem gerado ainda mais apreensão. Iniciadas na última segunda-feira (11), as inscrições permanecem abertas até o dia 22 deste mês de maio e devem ser feitas pelo site https://enem.inep.gov.br/.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que provocou a suspensão das aulas presenciais em todo o país, o Ministério da Educação manteve o calendário das provas, que estão prevista para acontecer em novembro deste ano. Após muitas críticas, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro já admite que a data do exame pode mudar. "O Enem, se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado este ano", disse nesta quarta-feira (13). 

Estudante Igor De Angeli vai fazer o Enem 2020. (Acervo pessoal)

O estudante Igor De Angeli, de 21 anos, é um dos candidatos que enfrenta problemas no ato da inscrição. O morador de Vitória faz o teste desde 2016, quando começou a treinar. No ano seguinte, já se inscreveu com a intenção de conquistar uma vaga no curso de Medicina.

“Já tem um bom tempo que faço Enem. Quando a gente termina a inscrição, o sistema gera um boleto para pagamento. Já tem mais de 42 horas que fiz a minha, mas o boleto ainda não está disponível. Estou com um pouco de medo porque entendo o boleto como a confirmação de que deu tudo certo. Sempre consegui o boleto no ato da inscrição”, disse, preocupado.

José Carlos quer cursar Medicina . (Acervo pessoal)

Em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado, o estudante José Carlos Brunetti, de 20 anos, vive a mesma incerteza. Ele também não teve a inscrição confirmada e teme ficar de fora do processo do Enem. Assim como Igor, José Carlos pretende cursar Medicina.

“Mesmo sem saber se vai mesmo ter a prova, estou estudando normalmente. Não concordo com a realização da prova nesse momento que estamos vivendo. Como se não bastasse, fiz minha inscrição dia 11 e até hoje não consegui imprimir meu boleto. Também estou tendo dificuldade para acessar o site do celular”, disse.

RECLAMAÇÃO NA INTERNET

Em redes sociais, como o Twitter, também há reclamação de estudantes sobre a demora ou dificuldade para ter acesso ao boleto para pagamento da inscrição. Para os candidatos que não tem direito a isenção,  a taxa para inscrição no exame custa R$ 85 e deverá ser paga até 28 de maio. O participante deve se inscrever  no site do Enem.

Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, foi questionado sobre as reclamações de instabilidade e demora na geração do boleto para pagamento da inscrição. Mas, até o momento, o órgão ainda não retornou o contato. Assim que a resposta for enviada, o conteúdo da reportagem será atualizado.

ENEM DIGITAL

Neste ano, o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. Cerca de 100 mil participantes vão poder escolher entre as modalidades. Quem optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital. E, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol. Agora, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais