> >
Estudante engorda 11 quilos para realizar sonho de doar sangue

Estudante engorda 11 quilos para realizar sonho de doar sangue

Hadassa Freitas, de 21 anos, doou sangue pela primeira vez neste sábado (25), data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado em 25 de novembro de 2023 às 17:09

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A palavra engordar causa estranheza em muitas jovens. No entanto, para a estudante de Psicologia Hadassa Freitas, de 21 anos, essa era a meta para a realização de um sonho, a doação de sangue, que tem como um dos pré-requisitos pesar acima de 50 quilos. Após a espera de cinco anos e cuidados com a alimentação, a jovem ganhou 11 quilos e realizou o gesto de empatia justamente neste sábado (25), data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

"Pelo meu baixo peso eu nunca consegui. Até que eu decidi tentar engordar para realizar o meu sonho doar sangue. Queria ajudar outras pessoas", disse a estudante.

Moradora de Cariacica, na Grande Vitória, a jovem fez a doação no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Maruípe, Vitória, acompanhada do esposo Vinicios Gabriel, que já é doador.

Hadassa Freitas, de 21 anos, engordou 11 quilos para poder virar doadora de sangue
Hadassa Freitas, de 21 anos, engordou 11 quilos para poder virar doadora de sangue. (Hadassa Freitas/Reprodução)

Segundo Hadassa, a data não foi escolhida à toa. "Muitas pessoas esquecem do valor que tem a doação de sangue. Todos os dias tem gente precisando. Mas hoje, no dia do doador, é uma data que dá pra incentivar o outro a doar também", disse Hadassa.

Apesar da preparação antecipada, a estudante disse ainda que sentiu o famoso ''frio na barriga'' antes de realizar algo que queria há muito tempo.

"Eu estava muito ansiosa e tremendo, mas já sabia que daria tudo certo porque venho cuidando do meu corpo, da saúde e deixando tudo em dia para não dar nenhum problema na triagem. Realmente não deu e eu consegui doar sangue pela primeira vez", disse Hadassa.

Para o sonho ficar completo, segundo Hadassa, falta apenas uma coisa. "Quero sempre doar e ter a minha tão sonhada carteirinha de doador de sangue", comentou.

De acordo com Hadassa, a vontade de doar sangue é antiga, desde quando ela tinha 16 anos. No entanto, a jovem disse que passou a se empenhar para se tornar uma doadora em 2022.

"Passei a ter uma rotina de alimentação certinha, comia nos horários certos, tentava sempre comer alimentos com carboidratos, que ajudam a ganhar massa. Todo mês eu ia verificando o peso para saber se já tinha atingido os 50 quilos necessários. Não vejo problema em ter engordado", comentou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais