> >
Estados temem cenário mais grave que início da pandemia e pedem ajuda

Estados temem cenário mais grave que início da pandemia e pedem ajuda

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde enviou ofício ao Governo Federal solicitando aumento orçamentário; texto fala em possível "tragédia epidemiológica"

Publicado em 19 de novembro de 2020 às 21:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
ministério da saúde
Documento enviado ao Ministério da Saúde é assinado por Carlos Eduardo de Oliveira Lula, atual presidente do Conass e secretário de saúde do Maranhão. (Marcello Casal/Agência Brasil)

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) revelou, nesta quinta-feira (19), preocupação com a crescente de casos confirmados, de óbitos e de internações por causa do novo coronavírus no Brasil – e sinalizou que o cenário futuro pode ser pior que o enfrentado no início da pandemia.

Enviado ao Ministério da Saúde, o documento também solicita à pasta que seja feito o repasse de R$ 3 bilhões aos fundos estaduais, com a finalidade de expandir e reorganizar as redes assistenciais. Bem como a compra imediata de 20 milhões de testes rápidos, a serem disponibilizados aos Estados e municípios.

Aspas de citação

Qualquer expressão de negação do risco de uma nova expansão da doença em território nacional poderá levar a um cenário de tragédia epidemiológica de proporções piores às vividas na primeira expansão de casos

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde
Ofício nº 446 do Conass
Aspas de citação

De acordo com o texto, esta segunda fase de aumento mundial "poderá levar a uma nova escassez de testes, insumos e medicamentos no mercado internacional" e, por isso, se faz "necessário antecipar-se em medidas rápidas e concretas para proteger o abastecimento destes produtos ao Sistema Único de Saúde (SUS)".

Estados temem cenário mais grave que início da pandemia e pedem ajuda

Nesse sentido, o ofício também pede autorização do governo federal para que os Estados possam, em termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizar compras de insumos, materiais e medicamentos necessários para o enfrentamento da Covid-19.

Aspas de citação

As vidas perdidas até aqui para o coronavírus não podem ser ignoradas

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde
Ofício nº 446 do Conass
Aspas de citação

Diferentemente do que teria acontecido no início da pandemia, quando outros tipos de internações caíram, o Conass  observa que "não é possível tratar o presente contexto epidemiológico somente com o risco da expansão da Covid-19", já que ela estaria "sobreposta à tripla carga de doenças já conhecidas no Brasil."

"Temos diante de nossos olhos um cenário tão desafiador quanto ao que enfrentamos no início do ano. Embora saibamos muito melhor como o vírus se comporta e se dissemina, as adversidades se impõem e precisamos nos preparar para quaisquer níveis de gravidade nas próximas semanas", conclui.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO DE SAÚDE

A Gazeta questionou o Ministério de Saúde para saber, entre outras coisas, se a pasta já está ciente do ofício e se os pedidos feitos pelo Conass serão atendidos. Quando a reportagem receber o retorno, esse texto será atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais