> >
ES pode voltar à fase de transmissão local do coronavírus em outubro

ES pode voltar à fase de transmissão local do coronavírus em outubro

Expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que seja possível identificar como cada pessoa foi infectada; em setembro é esperada a estabilização de casos e mortes no interior do Estado

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 17:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin
Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin resumiu qual deve ser o comportamento da pandemia nos próximos meses no ES. (Reprodução | TV Gazeta)

Daqui a aproximadamente dois meses, em outubro, o Espírito Santo pode passar a viver uma situação equivalente à fase de transmissão local do novo coronavírus – etapa do início da pandemia, caracterizada pela possibilidade de identificar por quem cada pessoa foi infectada.

O subsecretário de vigilância epidemiológica, Luiz Carlos Reblin revelou a expectativa durante uma entrevista concedida na tarde desta terça-feira (11), ao jornalista Fábio Botacin, da CBN Vitória. Durante a fala, ele também resumiu o que é esperado para o próximo trimestre no Estado.

Aspas de citação

Agosto é um mês de transição, em que o interior passa a ter mais casos e óbitos, em detrimento da Grande Vitória. A partir de setembro, haveria a estabilização no interior. E em outubro, o Espírito Santo teria uma condição de transmissão local

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário de vigilância epidemiológica do Espírito Santo
Aspas de citação

Por causa das diferentes fases da pandemia ao longo do território capixaba, a Região Metropolitana já deve vivenciar a fase de maior monitoramento da doença em setembro. “A partir dessa identificação, vemos quem são os contatos do infectado, testamos todos e mantemos o isolamento”, explicou o subsecretário.

Em todo o Estado, esse acompanhamento deverá ser feito por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Esse trabalho do início da pandemia vai voltar. É assim que vamos manter a doença sob controle, até que haja uma vacina ou um medicamento”, afirmou Reblin.

CAMINHANDO PARA MAIS FLEXIBILIZAÇÕES

A previsão para outubro funciona como um complemento de outras expectativas sobre os próximos dois meses, anunciadas anteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Na semana passada, o secretário Nésio Fernandes adiantou que agosto seria um período de transição para o Espírito Santo.

Já setembro, deve ser um período no qual devem ser adotadas novas medidas de flexibilização, liberando o funcionamento de mais atividades sociais e econômicas – acompanhadas da queda do número de novos casos e óbitos pelo novo coronavírus, em todo o Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais