> >
ES espera iniciar a vacinação de pessoas entre 20 e 30 anos em outubro

ES espera iniciar a vacinação de pessoas entre 20 e 30 anos em outubro

Com um cenário mais otimista para a produção e aprovação de novas vacinas, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse em coletiva acreditar que o grupo possa já ser imunizado nos últimos meses do ano

Publicado em 21 de maio de 2021 às 12:40

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Doses da vacina contra o covid-19 Covaxin desenvolvida na Índia pelo laboratório Bharat Biotech
A vacina indiana Covaxin tem possibilidade de ser aprovada em junho. País já tem cerca de 20 milhões de doses em acordo selado. ( Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress)

Com um ritmo de vacinação contra a Covid-19 abaixo do desejado, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse em coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta sexta-feira (21) que a pasta espera iniciar a imunização de pessoas do grupo entre 20 e 30 anos no mês de outubro deste ano.

Para isso ocorrer, entretanto, ele destaca ser preciso que a capacidade de produção de doses no país seja ampliada – atualmente está paralisada por falta de ingrediente ativo produzido na China. Além disso, até outubro, o Estado espera já ter avançado nas negociações próprias com os demais fabricantes, o que pode ampliar a oferta e variedade de vacinas no Espírito Santo.

"Para o último quadrimestre do ano, a intenção da Sesa é já chegar com a vacinação para pessoas com idades entre 20 e 30 anos, mas condicionando a mais disponibilidade de vacinas pelas quais o governo do Estado já negocia a compra. Existe a expectativa também da aprovação das vacinas da Índia (Covaxin) e da Sputnik (Rússia) já em junho para que entrem no PNI (Plano Nacional de Imunização). O total de vacinas indianas poderia ser de 20 milhões para todo o Brasil, já agilizadas pelo Ministério da Saúde", pontuou Nésio.

NEGOCIAÇÕES PARA OUTRAS VACINAS

Paralelamente às doses remetidas pelo Ministério da Saúde, há meses o Estado demonstra iniciativa em negociar por imunizantes de mais frentes. O próprio governador Renato Casagrande já falou sobre essa expectativa anteriormente, mas reiterando que a possibilidade de compra pelo Estado ou os consórcios formados dependem da liberação por parte dos órgãos competentes.

O governador Renato Casagrande durante ato simbólico de vacinação dos professores do ES
Casagrande está à frente das negociações pelo Estado para a compra individualizada de imunizantes contra a covid-19. (Hélio Filho | Secom ES)

Este vídeo pode te interessar

Atualmente, três tipos de vacina são aplicadas na população capixaba: Coronavac, Astrazeneca e Pfizer

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais