> >
Ensino remoto: regras para pais e escolas serão definidas nesta semana

Ensino remoto: regras para pais e escolas serão definidas nesta semana

As normas vão ser discutidas entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Ministério Público Estadual (MPES) e Defensoria Pública Estadual (DPES) e devem valer também para a rede municipal e privada

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 15:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso
Pais podem decidir manter filhos estudando em casa. (@ijeab/Freepik)

As regras para os pais que optarem por manter seus filhos em casa, evitando as aulas presenciais, vão ser definidas nesta semana em uma reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu)Ministério Público Estadual (MPES) e Defensoria Pública Estadual (DPES). O encontro está previsto para acontecer nesta quarta-feira (30).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, explica que a normatização que será elaborada ajudará a sanar dúvidas de escolas e de pais. “Optar por deixar os filhos em casa é um direito dos pais que não existe em um período normal, fora da pandemia. O ensino é obrigatório a partir dos 4 anos, com o setor público sendo obrigado a oferecer vagas e as famílias sendo obrigadas a matricularem as crianças, sob risco de serem penalizadas”, relata.

Diante do novo cenário, imposto pela pandemia, é preciso haver a chamada normatização deste novo direito dos pais. “Estamos fechando com o MPES e a DPES a flexibilização destas obrigações e facultar o direito de levar os filhos ou não às escolas, sem que as famílias sejam punidas por isso”, destacou.

Há alguns desafios a serem superados, segundo o secretário. Um deles, por exemplo, é a definição para saber por quanto tempo este direito dos pais terá validade, se os pais vão poder mudar de opinião, se será necessário um documento.

Aspas de citação

Vamos fechar as normas de como isto irá funcionar e vamos informar. Possivelmente será pedido um documento formal onde os pais declaram se levam ou não os filhos à escola. Temos que definir o prazo, se pode mudar de opinião, por exemplo. Vamos finalizar nesta semana

Vitor de Angelo
Secretário de Estado da Educação
Aspas de citação

São informações necessárias também para o funcionamento das escolas. Ele destaca, por exemplo, que a informação sobre a quantidade de alunos que vão frequentar as escolas é fundamental, por exemplo, para os contratos de alimentação.

Este vídeo pode te interessar

Embora as regras estejam sendo definidas para as escolas estaduais, em geram, como a reunião conta com a participação do MPES, a mesma normatização poderá ser estendida para as escolas municipais e as privadas. “Embora a minha decisão não seja legalmente válida para unidades que não sejam do Estado, mas como ela está sendo construída com os órgãos de controle que atuam em todas as redes, a normatização deverá ser aplicada também nas redes municipais e privada”, explica.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais