> >
Deslizamentos de terra destroem plantações de café em Castelo

Deslizamentos de terra destroem plantações de café em Castelo

Produtores rurais passaram este domingo (21) contabilizando os prejuízos após a chuva forte que atingiu a região

Publicado em 21 de fevereiro de 2021 às 19:04- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
moradores do interior sofrem prejuízos no campo
Plantações de café foram destruídas no interior de Castelo. (João Vitor Magnago)

Moradores do interior do município de Castelo, no Sul do Espírito Santo, passaram o domingo (21) contabilizando os prejuízos causados pela chuva forte da noite de sábado (20). Deslizamentos de terra e pedras devastaram parte de plantações de café. A prefeitura foi acionada para ajudar na limpeza e reabertura de estradas.

O agricultor da localidade de Mundo Novo, João Vitor Magnago, disse que um deslizamento em sua propriedade, que fica a 11 quilômetros da sede, trouxe prejuízos estimados em pelo menos R$ 50 mil. “Perdi muito café. Meu café na baixada estava recém-plantado e arrancou quase tudo, a irrigação foi parar longe. Um estrago terrível”, lamentou o agricultor.

Prejuízo na comunidade de Mundo Novo . (João Vitor Magnago)

Perto dali, na localidade de Sombra da Tarde, moradores também ficaram impressionados com a devastação após o temporal. Cristina Cezati Pena, de 74 anos, mora em Estrela do Norte, distrito próximo. Ela conta que foi até  Sombra da Tarde, onde  tem parentes na manhã deste domingo (21) e se assustou.

“Graças a Deus não afetou as casas, mas chorei quando vi. Estamos chocados com o que aconteceu por lá. Nunca tinha visto tanto estrago. Meu genro perdeu uns 4 mil pês de café”, contou.

Plantões de café foram perdidas na comunidade de Sombra da Tarde. (Joyce Pena )

Limpeza

Segundo o prefeito, João Paulo Nali, desde a manhã deste domingo (21) equipes trabalham para a limpeza das regiões de Sombra da Tarde, Mundo Novo, Estrela do Norte e proximidades. A Rodovia ES 491 (que interliga os distritos de Aracuí a Estrela do Norte) ficou interditada pela queda de barreiras e foi liberada no início da tarde, com apoio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER).

“Às 16h encerramos os trabalhos emergenciais para retomada amanhã (segunda-feira, 22) às 6h. Também faremos uma publicação para darmos ciência à população acerca dos acontecimentos e das medidas que serão tomadas para reconstruir as estradas rurais destruídas nesse período”, afirmou o prefeito.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais