> >
Deputados aprovam projeto para instalar detector de metais em escolas do ES

Deputados aprovam projeto para instalar detector de metais em escolas do ES

Após ser aprovado no plenário da Casa de Leis na segunda-feira (13), texto será encaminhado para avaliação do governador Renato Casagrande (PSB)

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 11:58

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz, com novas pintura após ataque
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz Crédito: Sedu

Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou, na segunda-feira (13), um projeto de lei que obriga escolas estaduais e particulares a instalar detectores de metais. A medida agora será encaminhada para o governador Renato Casagrande (PSB), que poderá sancionar (aprovar) ou vetar, total ou parcialmente, a proposta.

De autoria da deputada estadual Raquel Lessa (PP), o PL começou a tramitar na Casa em 25 de novembro de 2022, quando, naquela manhã, um jovem de 16 anos invadiu escolas Aracruz, no Norte do Estado, e matou quatro pessoas.

“A instalação dos detectores representa um passo firme na direção da prevenção e do cuidado. Nosso objetivo é garantir que as escolas sejam espaços de paz, impedindo o ingresso de pessoas armadas ou portando objetos que possam colocar vidas em risco. Trata-se de uma ação concreta que reafirma o compromisso do nosso mandato com a segurança e o bem-estar de alunos, professores, servidores e famílias”, declarou a deputada à reportagem de A Gazeta, nesta terça-feira (14).

00:00 / 01:22
Deputados aprovam projeto para instalar detector de metais em escolas do ES

A iniciativa foi aprovada com emenda, estabelecendo textualmente que a regra vale para escolas públicas estaduais e particulares. 

E as escolas municipais?

O texto prevê a instalação dos equipamentos em escolas estaduais e particulares, mas não em municipais. A deputada explicou que essas unidades estão sob a administração dos municípios, que possuem autonomia política, administrativa e legislativa garantida pela Constituição. “Assim, somente as Câmaras Municipais podem aprovar leis impondo obrigações às escolas municipais”, destacou.

“A limitação ocorre por competência legislativa. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo só pode legislar sobre matérias de interesse estadual e sobre instituições mantidas pelo Estado, além das privadas, quando houver repercussão no âmbito estadual”, completou a deputada.

Por terem objetivo similar, os projetos de lei de autoria dos deputados Delegado Danilo Bahiense (PL), Alcântaro Filho (Republicanos) e Pablo Muribeca (Republicanos) foram anexados à proposta atual. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

ES Norte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais