> >
Projeto do ES que reduz colisão de aves com aviões ganha prêmio internacional

Projeto do ES que reduz colisão de aves com aviões ganha prêmio internacional

Trabalho feito pelo Aeroporto de Vitória na proteção do quero-quero foi destaque em evento global realizado no Caribe

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 10:26

A segurança em um aeroporto é uma combinação de fatores que vai muito além das condições meteorológicas ou tráfego aéreo

Aeroporto de Vitória foi premiado internacionalmente por um projeto de proteção à fauna que reduz o risco de colisão de aves com aeronaves. A cerimônia ocorreu no dia 6 de outubro, durante a assembleia-geral anual do Conselho Internacional de Aeroportos, realizada em Trinidad e Tobago, país do Caribe.

O projeto desenvolvido no terminal capixaba tem como objetivo monitorar, capturar e realocar o quero-quero (Vanellus chilensis), uma das aves mais comuns em áreas áeroportuárias brasileiras, que pode representar risco de colisões com aeronaves — conhecido na aviação como bird strikes.

Com base em inspeções diárias e mapeamento georreferenciado, o programa identifica áreas com maior presença da espécie e aplica métodos especializados de manejo, como esteiras de armadilha e falcoaria, com autorização dos órgãos ambientais.

As aves capturadas passam por avaliação veterinária, são anilhadas com identificação oficial do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e realocadas em áreas seguras fora da zona operacional do aeroporto.

Como A Gazeta já mostrou, uma das principais técnicas utilizadas no terminal é a da falcoaria, realizada desde 2011 e ampliada após a concessão do novo terminal. Levantamento feito pela reportagem mostrou que a prática levou a uma redução de 64% nos índices de colisão de aves com aeronaves em quatro anos.

O projeto desenvolvido no aeroporto resultou nos seguintes índices:

  • Redução de 42% na presença dos Quero-Queros;
  • 78 aves capturadas, anilhadas e realocadas com mais de 90% de sucesso na prevenção de retorno às áreas de risco;
  • Capacitação de 25 colaboradores em protocolos de gestão da vida selvagem.
Todo mês, uns 200 itens são esquecidos no terminal capixaba — de documentos a dentaduras e até produtos de sex shop.

“O Projeto Céus Seguros é um exemplo concreto de como é possível aliar inovação, segurança operacional e respeito à biodiversidade. Receber esse reconhecimento internacional reforça nosso compromisso com uma aviação mais sustentável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destacou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que representou a empresa na cerimônia de premiação.

Além do reconhecimento pelo projeto com as aves implementado em Vitória, a Zurich Airport Brasil, administradora do terminal capixaba, também foi premiada pelo Projeto de Manejo Sustentável de Abelhas, implementado no Aeroporto Internacional de Florianópolis. A iniciativa promove a realocação ecológica de colônias de abelhas, contribuindo para a preservação de polinizadores essenciais ao equilíbrio ambiental.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Aviação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais