Repórter / abgoncalves@redegazeta.com.br
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 09:35
Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um ônibus do Sistema Transcol em Vitória. Um caranguejo apareceu se locomovendo no chão do coletivo da linha 501, que faz o trajeto entre Serra e Vila Velha. Assim que o crustáceo apareceu, quando o veículo passava pela Reta da Penha, todos que estavam no veículo se surpreenderam e muitos chegaram a gravar a situação.
Uma das pessoas que gravaram o caranguejo "exibido" foi o engenheiro mecânico Gustavo Steill, de 33 anos. Ele mora em Vila Velha e utiliza diariamente o transporte público na Grande Vitória, mas nunca havia presenciado situação semelhante.
Gustavo Steill
Engenheiro mecânicoGustavo ainda contou à reportagem de A Gazeta que a noiva dele sugeriu que o vídeo fosse publicado no TikTok. A gravação aconteceu na última sexta-feira (21). Até a manhã desta quarta-feira (26), o vídeo somava mais de 85 mil visualizações.
O engenheiro mecânico não soube dizer de quem era o caranguejo, mas chamou atenção para o fato de que um homem, que aparece de camisa amarela no vídeo, recolheu o animal
O caranguejo é uma das principais espécies presentes no Espírito Santo. Símbolo da cultura e presente no manguezal, o animal é protegido por portarias publicadas anualmente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Durante algumas datas estabelecidas, a captura, transporte e comercialização do crustáceo ficam proibidos, reforçando a espécie no ciclo reprodutivo. O vídeo foi gravado fora do período de andada - ou seja, naquela data, a captura e comércio eram permitidos.
Em março de 2023, um Guaiamum, espécie de caranguejo conhecida em Vitória, foi capaz de alterar a rota de um avião, causando uma cena inusitada em que a aeronave precisou contornar a área de pouso do aeroporto da Capital e ficar mais dez minutos no ar até que uma equipe fosse ao local e liberasse a pista. O vídeo que mostra o aviso do comandante aos passageiros viralizou na internet. Em nota, o Aeroporto de Vitória confirmou o fato e detalhou que apenas uma unidade do animal apareceu na pista, e não "muitos deles", como relatou o piloto do avião.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta