Repórter / labrantes@redegazeta.com.br
Publicado em 1 de abril de 2023 às 08:29
O assassinato do médico Aloísio Vieira Silva, de 29 anos, em Montanha, no Norte do Espírito Santo, após ter marcado um encontro por aplicativo de relacionamento no último fim de semana, levanta mais uma vez um alerta a respeito dos perigos – e cuidados – na hora de encontrar a pessoa com quem deu match.
Aloísio foi morto a facadas em sua casa e, segundo a Polícia Civil, vítima de latrocínio, que é roubo seguido de morte. O suspeito do latrocínio, identificado como Carlos Magno Santos Santana, foi detido horas após o crime
De acordo com o delegado Brenno Andrade, da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), é preciso cuidado ao encontrar uma pessoa cujo primeiro contato foi por algum aplicativo de relacionamento, como Tinder, Happn, Badoo, Grindr e Femme, por exemplo.
O delegado alerta que esse contato inicial representa alguns perigos uma vez que pode resultar em alguns crimes, sobretudo em encontros em locais que não são públicos.
O delegado orienta ainda alguns cuidados para conseguir atestar a identidade de quem conversa. Segundo ele, alguns aplicativos tem perfis verificados e ainda pode ser feita uma ligação de vídeo. Mesmo assim, orienta que atestar completamente é bem difícil, valendo o bom senso e controlar a ansiedade, uma inimiga nessas horas.
Já o professor universitário e especialista em Segurança da Informação Otávio Lube acrescenta que é importante fazer buscas no Google para confirmar informações passadas e ainda ficar atento aos perfis de redes sociais. Ele orienta ainda que caso desconfie de perfis falsos, é preciso denunciar para as redes sociais.
"No Instagram ou Facebook é possível ver onde a pessoa estudou, a pessoa pode pedir para ser amigo e ainda averiguar se outras pessoas interagem com aquele perfil", lembra.
Brenno Andrade
Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE)Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta