> >
Cresce o uso de bicicleta para ir e voltar do trabalho em Vitória e Vila Velha

Cresce o uso de bicicleta para ir e voltar do trabalho em Vitória e Vila Velha

Movimento é impulsionado por sistemas de compartilhamento e hábitos mais sustentáveis no dia a dia; a escolha pela bike também ajuda a reduzir impactos ambientais

Publicado em 9 de maio de 2025 às 17:16

Estações como Sicoob – Praia de Camburi, SOE Camburi, Vitória 360° e Praça dos Namorados concentram os maiores volumes de retirada durante a semana
Estações como Sicoob – Praia de Camburi, SOE Camburi, Vitória 360° e Praça dos Namorados concentram os maiores volumes de retirada durante a semana Crédito: Divulgação

O uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho tem crescido em Vitória e Vila Velha, especialmente nos dias úteis e nos horários de pico. Dados dos sistemas de compartilhamento Bike Vitória e BikES mostram que cada vez mais moradores têm optado pelas bikes não só para lazer, mas como alternativa de mobilidade urbana.

Em Vila Velha, o sistema BikES registrou aumento de uso entre 8h e 10h e entre 16h e 20h, principalmente em estações localizadas fora das áreas turísticas. Um exemplo é a estação Shopping Vila Velha, que foi recentemente ampliada e passou de 14 para 28 vagas, atendendo melhor à alta demanda no início e fim do expediente de muitos trabalhadores.

Em Vitória, o padrão se repete. Estações como Sicoob – Praia de Camburi, SOE Camburi, Vitória 360° e Praça dos Namorados concentram os maiores volumes de retirada durante a semana, com destaque para o período entre 16h e 20h. Só a estação Sicoob foi responsável por mais de 10% das retiradas no mês.

Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, operadora dos dois sistemas, a bicicleta tem deixado de ser vista apenas como opção de lazer e se integrado à rotina de deslocamentos. “A bicicleta se insere cada vez mais no cotidiano das pessoas, seja como meio de locomoção até o trabalho ou como parte da integração com outros modais", disse.

00:00 / 01:50
Cresce o uso de bicicleta para ir e voltar do trabalho em Vitória e Vila Velha

Impactos no meio ambiente

Além de práticas sustentáveis, a escolha pela bike também ajuda a reduzir impactos ambientais. Um estudo da Universidade de Oxford aponta que trocar o carro pela bicicleta apenas uma vez por semana pode cortar, em média, 0,5 tonelada de CO₂ por pessoa ao ano. Iniciativas como o Bike to Work Day (ou "Dia de Bicicleta para o Trabalho"), celebrado em maio, reforçam esse movimento e incentivam hábitos mais conscientes nas cidades.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

bicicleta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais