> >
Crea-ES fiscaliza prédio de 11 andares com risco estrutural em Linhares

Crea-ES fiscaliza prédio de 11 andares com risco estrutural em Linhares

O edifício, localizado no Centro de Linhares, é um dos mais antigos da cidade.  Foram encontrados problemas nas vigas e nos pilares na garagem do imóvel

Publicado em 25 de setembro de 2021 às 12:50

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Problemas encontrados no Edifício Monsarás, em Linhares que podem levar a desabamento
Problemas estruturais encontrados no Edifício Monsarás, localizado no Centro de Linhares. (Denúncia feita ao Crea-ES)

Um prédio localizado no Centro de Linhares, Norte do Estado,  foi alvo de uma fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) na manhã deste sábado (25). A equipe identificou falhas na estrutura do imóvel, nas vigas e nos pilares localizados na garagem, que podem levar até ao desabamento.

Foram realizadas vistorias técnica e fiscal na estrutura do Edifício Monsarás, localizado no Centro de Linhares. O prédio, com área de 10.017 m², possui 11 pavimentos e 32 apartamentos. É uma edificação residencial e comercial. Foi construído há 47 anos, um dos primeiros prédios a serem erguidos na cidade.

De acordo com o engenheiro do Crea-ES Leonardo Leal, foram constatadas várias anomalias na estrutura, tais como ferragem aparente e corrosão no aço nos pilares e vigas localizadas na garagem. Também não foi identificado um engenheiro responsável pela obra.

Aspas de citação

Não existe risco iminente de desabamento, mas um risco de que problemas maiores possam acontecer, chegando até a um desabamento, no futuro

Leonardo Leal
Engenheiro do Crea-ES
Aspas de citação

A fiscalização foi realizada após o Crea-ES receber, nesta sexta-feira (24), denúncia, fotos e informações evidenciando que o imóvel estaria correndo risco de um colapso. A denúncia atribui a iminência de um acidente a obras inadequadas de recuperação das colunas, que estão sendo realizadas no imóvel.

Foi lavrado um auto de infração para o Condomínio do Edifício Monsarás, por infringir o artigo 6, alínea a, da Lei 5.194/1966, por exercício ilegal da profissão. “Solicitamos projeto de escoramento, projeto do reforço estrutural e o responsável técnico pela execução da obra. O síndico foi orientado de que ele é o responsável civil e criminal pelos atos até contratar um profissional”, acrescentou Leal.

Na próxima semana, a equipe do Crea-ES retorna ao local para verificar se o escoramento foi feito nos locais solicitados, adiantou o engenheiro. “O condomínio se prontificou a contratar profissional habilitado para fazer o projeto de escoramento, de reforço estrutural e contratar um engenheiro para acompanhar a execução da obra”.

Problemas encontrados no Edu(Denúncia feita ao Crea-ES)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais