> >
Crea-ES aponta corrosão em estrutura de casa que desabou na Serra

Crea-ES aponta corrosão em estrutura de casa que desabou na Serra

A residência desmoronou na tarde de sexta-feira (12) e matou uma mulher de 33 anos

Publicado em 13 de março de 2021 às 13:31- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vistoria realizada por equipe do CREA-ES na casa que desmoronou na Serra
Crea-ES realizou vistoria, neste sábado (13), em escombros de casa que desabou na Serra. (CREA-ES)

Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) identificaram diversos problemas na estrutura da casa que desabou no bairro Jardim Atlântico, na Serra, na sexta-feira (12)Uma mulher de 33 anos morreu ao ser soterrada pelos escombros

Quatro pessoas moravam na casa que veio abaixo, entre elas duas crianças, de 5 e 7 anos, que escaparam sem ferimentos, pois estavam na varanda. Um dos moradores, um homem de 28 anos, chegou a ser atingido pelos destroços, mas foi socorrido por militares do Corpo de Bombeiros e levado para um hospital. 

Na manhã deste sábado (13), uma equipe de fiscais do Crea-ES esteve no terreno e realizou uma vistoria técnica. A análise preliminar já apontou as possíveis causas do acidente. 

Um dos pontos identificados é que as barras de aço que sustentavam a estrutura de concreto estavam em adiantado estado de corrosão. De acordo com o Crea-ES, as barras deveriam possuir 8 milímetros de diâmetro e estavam com 2 milímetros, apenas, devido à corrosão.

Já os pilares tinham tamanho inferior ao recomendado pelas normas técnicas para sustentar as paredes. As lajes também tinham tamanho inferior ao recomendado e podem ter colaborado para o desabamento do imóvel.

As equipes de fiscais também levantaram que o concreto usado na edificação apresentava impurezas e areia de praia na mistura, o que causa inconsistência no cimento utilizado na construção.  

Como a casa já apresentava trincas nas paredes, a família estava pronta para mudar para uma nova casa, no bairro Feu Rosa, ainda na Serra. A mudança estava marcada para o próximo domingo. 

O homem ferido continua internado e as duas crianças estão aos cuidados de uma amiga da família. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais