> >
Covid-19: grupo de estudantes é vacinado e vai poder viajar para França

Covid-19: grupo de estudantes é vacinado e vai poder viajar para França

Alunos do Ifes receberam vacinas da Janssen, de dose única, além da antecipação da segunda dose da Pfizer em Viana nesta terça-feira (27)

Publicado em 28 de julho de 2021 às 22:37

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Wyctor foi um dos estudantes vacinados com o imunizante da Janssen conta a Covid-19
Wyctor foi um dos estudantes vacinados com o imunizante da Janssen conta a Covid-19. (Arquivo Pessoal)

Um grupo de 23 estudantes universitários conseguiu ser vacinado contra a Covid-19 nesta terça-feira (27). A aplicação das doses aconteceu em Viana e eles dependiam da imunização para conseguir viajar para a França, onde farão um intercambio depois de conseguirem uma bolsa de estudos. A maioria deles conseguiu a imunização com a vacina da Janssen, de dose única, enquanto outros receberam a autorização para a antecipação da aplicação da segunda dose da Pfizer.

O grupo, que abrange estudantes com idades entre 20 e 30 anos, havia pedido a permissão para a imunização ou a antecipação da segunda dose para que não perdessem a chance de estudar fora do país. Para Tainã Ribeiro, portanto, o acesso à vacina foi uma grande conquista e um verdadeiro peso tirado das costas.

"Foi um peso nas costas tirado. Foi o passaporte carimbado, era só isso que faltava, um alívio. Todo mundo ficou bem feliz, a Sesa foi muito receptiva com a ideia e disseram que tinha só que resolver tudo certinho para ninguém ficar de fora", contou a estudante, que cursa Engenharia Elétrica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e recebeu a vacina da Janssen.

Outro estudante imunizado foi Wyctor Fogos da Rocha, que também cursa Engenharia Elétrica no Ifes, mas estudará Ciência da Computação na França. Ele relatou que a falta da vacina era um grande problema que foi resolvido e que, agora, faltam as documentações necessárias para conseguir viajar. E o embarque está próximo.

"Estou me sentindo bem melhor. Era um problema muito grande que estava além do nosso alcance, mas que foi resolvido. Vou no dia três de setembro. Agora, a gente está indo atrás dos documentos para conseguir tirar o visto", detalhou Wyctor, que também foi imunizado com a vacina da Janssen.

A reportagem de A Gazeta demandou a Secretaria da Saúde de Estado (Sesa) para saber mais detalhes sobre a imunização dos estudantes, mas ainda não obteve retorno. Assim que houver um posicionamento, este texto será atualizado.

RELEMBRE O CASO

Embora a França tenha anunciado a liberação da entrada de viajantes, inclusive brasileiros, totalmente vacinados contra a Covid-19, a faixa etária do grupo de 23 estudantes - entre 20 e 25 anos - ainda não foi contemplada na campanha de imunização do Espírito Santo.

Além de estar totalmente vacinado, segundo o anúncio do país francês, é necessário que a pessoa esteja imunizada com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que são a Pfizer, a Moderna, a Astrazeneca e a Janssen. No Brasil, com exceção da Moderna, as outras já estão sendo aplicadas.

Estudantes pendem vacina da Janse
Estudantes pendem vacina da Janse. (Arquivo Pessoal)

Dessa forma, os estudantes que vão viajar tinham como opção a aplicação da Janssen, que é a única vacina aplicada com dose única, ou diminuir o intervalo de aplicação da vacina da Pfizer para 21 dias, como já acontece em outros países. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o intervalo recomendado é de 12 semanas, o equivalente a três meses.

Eles chegaram a enviar uma carta para o governador Renato Casagrande e para a Secretaria da Saúde de Estado (Sesa), pedindo que lhes fosse permitida a imunização. "Cada um de nós, individualmente, tentou ir às Unidades Básicas de Saúde de alguns municípios, e fomos orientados a procurar a Sesa. Enviamos uma carta, que explica toda a nossa situação", explicou Tainã.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais