> >
Covid-19: ES supera pico da quinta onda e vive fase de recuperação

Covid-19: ES supera pico da quinta onda e vive fase de recuperação

Segundo secretário, expansão máxima ocorreu entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho; ele reforça pedido de vacinação para impedir novas ondas

Publicado em 1 de agosto de 2022 às 16:25

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Confirmada no início de junho, a pior parte da quinta onda da pandemia do coronavírus já foi superada no Espírito Santo. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (1) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o pico aconteceu entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho. Atualmente, o Estado vive uma fase de recuperação.

"O cenário apontado como provável aconteceu: houve uma rápida expansão da doença, que alcançou o pico entre junho e julho – quando, ainda durante a primeira quinzena, teve início a fase de recuperação. Os dois meses, no total, somaram quase 74 mil casos confirmados", disse o secretário Nésio Fernandes, durante pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1º).

Aspas de citação

Chegamos a ter uma média móvel de mortes superior a oito na primeira semana de julho. Agora, já estamos em 2,7 óbitos por dia, considerando os dados disponíveis até este domingo (31)

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que o número de vidas perdidas neste mês de agosto seja semelhante ou até inferior ao de junho deste ano, "consolidando a fase de recuperação que vivemos neste momento". Em junho, o Espírito Santo registrou quase 100 óbitos pelo coronavírus.

Considerando as atualizações diárias do Painel Covid-19julho terminou com 199 novas mortes causadas pela doença. Além de aproximadamente 82 mil novos casos confirmados. Os dois indicadores apresentaram aumento em relação ao mês anterior: de 131% e de 22%, respectivamente.

VACINA CONTRA NOVAS ONDAS

Também durante o pronunciamento, o secretário Nésio Fernandes ressaltou a importância dos capixabas procurarem a vacinação independentemente da pandemia estar expandindo no Estado, já que são justamente as vacinas que podem impedir novas ondas.

"Agora que vivemos uma fase de recuperação é quando mais devemos vacinar as nossas famílias. Se ocorrer uma nova expansão no final do ano, por exemplo, como aconteceu em 2020 e 2021, e tivermos nos vacinado, podemos ter um impacto de internações e óbitos significativamente menor", afirmou.

Mais de 600 mil
Foi a quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em junho e julho no ES

Ainda de acordo com Nésio Fernandes, "a grande maioria das pessoas que foi internada e evoluiu a óbito havia se vacinado, pela última vez, ainda no ano passado". "A pandemia continua apresentando novas variantes e exigindo atenção e mobilização de todos", concluiu o secretário.

ES supera pico da quinta onda e vive fase de recuperação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais