Secretário da Saúde fala sobre atual situação da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes realizou pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1°); veja transmissão e os principais pontos abordados por ele

Vitória
Publicado em 01/08/2022 às 14h22

14:40

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente 15 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento desta segunda-feira (1º).


14:37

Secretário alerta sobre varíola dos macacos

"Sobre a monkeypox, temos uma situação no país de subdiagnóstico, pela baixa oferta de testagem pelo Ministério da Saúde e pela diminuição da percepção de risco de profissionais da saúde. Dessa maneira, estamos atualizando novas notas técnicas, oferecendo cursos e atualizações nesta primeira quinzena de agosto, e estamos buscando realizar os testes em solo capixaba ainda neste mês. Não se trata de uma doença leve", alerta Nésio.


14:35

Secretário comenta uso de Paxlovid

"Seguimos com expectativa que o Ministério da Saúde adquira o Paxlovid, que é um medicamento para pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos, que podem usar em casos leves e domiciliares", diz Nésio.


14:32

Secretário fala sobre uso de Baricitinibe na GV

"As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e PAs (Pronto-Atendimentos) viverão um projeto piloto de disponibilidade do Baricitinibe para uso nos pacientes que já tenham indicação de internação hospitalar e que tenham os critérios para uso. Tendo êxito nesse protocolo na Grande vitória, temos a expectativa de expandir para as outras regiões do Estado. Todos os hospitais que atendem pacientes Covid-19 já possuem o medicamento", anuncia Nésio.


14:30

Nova onda no ES no final do ano?

"Ocorrendo uma nova expansão no final do ano, como nos últimos dois anos, podemos ter um impacto de redução de óbitos e internações mais significativa (se as pessoas se vacinarem agora). A pandemia continua apresentando novas variantes e continua exigindo atenção e mobilização de todos", afirma Nésio.


14:29

Mais de 600 mil doses aplicadas em junho e julho

"Entre os meses de abril e maio, tivemos uma redução da procura por vacinas. Tivemos em torno de 535 mil doses aplicadas. Em junho e julho, mais de 600 mil foram aplicadas. No entanto, isso não é adequado. Precisamos que a população procure (a vacina) independentemente de novas ondas. Agora que vivemos a fase de recuperação é quando mais devemos vacinar as nossas famílias", explica Nésio.


14:27

Média móvel de mortes está acima de 2

"O comportamento dos óbitos da Covid-19 é um comportamento tardio. Chegamos a ter uma média móvel de sete dias superior a oito óbitos na primeira semana de julho e já estamos em 2,71 óbitos nos últimos sete dias. Podemos ter, no mês de agosto, uma quantidade um pouco inferior ou próxima ao mês de junho", adianta Nésio.


14:25

Quase 74 mil casos em junho e julho no ES

"Nós temos um agrupamento na segunda quinzena de junho, com a primeira quinzena de julho, as quatro semanas com a maior concentração de casos. Os dois meses juntos representaram quase 74 mil casos", detalha Nésio.


14:23

ES já passou por pico da quinta onda

"Nessa quinta onda, o cenário projetado como provável no mês de maio aconteceu. Conseguimos projetar uma rápida expansão da doença que alcançaria pico na segunda quinzena de junho, e a fase de recuperação na primeira quinzena de julho. Conseguimos ao final de maio mobilizar 100 leitos de UTI e enfermaria para garantir acesso a pacientes graves acometidos pela Covid-19", afirmou Nésio.


14:20

Início do pronunciamento

O secretário Nésio Fernandes dá início ao pronunciamento desta segunda-feira (1º). Acompanhe com A Gazeta.


14:15

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início ao pronunciamento desta segunda-feira (1º) nos próximos minutos. Durante a transmissão, ele falará sobre a atual situação da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.