> >
Coronavírus: taxa de transmissão reduz em todo o Espírito Santo

Coronavírus: taxa de transmissão reduz em todo o Espírito Santo

O indicador está abaixo de 1 tanto no interior do Estado quanto na Grande Vitória, apontando menor risco de contágio. "À medida que fica abaixo de um, significa que a pandemia começa a diminuir", diz Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 16:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
100 mil casos de coronavírus
O coronavírus ainda está ativo em território capixaba, mas a taxa de contágio está reduzindo gradativamente. (Arte Geraldo Neto)

Espírito Santo está consolidando a queda na taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 em todo o território capixaba. Tanto no interior quanto na Grande Vitória o indicador está abaixo de um, o que demonstra menor risco de contágio para a população. Os dados foram apresentados na tarde desta segunda-feira (14), em entrevista coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Covid: Taxa de transmissão cai no ES

No Estado, a taxa está em 0,48, o que significa que é preciso reunir, em média, dois infectados para passar a doença a outra pessoa. No levantamento anterior, o Espírito Santo apresentava Rt de 0,78. O comparativo é referente às semanas de 21 e 28 de agosto. 

No mesmo período, a taxa de transmissão na Grande Vitória passou de 0,72 para 0,27, enquanto o interior teve redução de 0,82 para 0,6.

"Nossa taxa era acima de um e isso era preponderante para que a epidemia crescesse entre nós. À medida que fica abaixo de um, significa que a pandemia começa a diminuir", ressalta Luiz Carlos Reblin, subsecretário estadual de Vigilância em Saúde.

Taxa de transmissão da Covid-19 no ES
Taxa de transmissão da Covid-19 no ES. (Divulgação/Sesa)

A redução sustentada da taxa de transmissão vai possibilitar que a Sesa adote novas estratégias de controle e prevenção da Covid-19, como ampliar a testagem para todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença, sem restrições de idade ou de atividade profissional, por exemplo. 

Além da taxa de transmissão, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressalta que os indicadores sobre casos e óbitos também contribuem para a adoção de novas medidas. "As previsões do governo vêm se confirmando até o momento, e setembro se consolida como o mês das grandes decisões na perspectiva de retomada mais ampla das atividades econômicas e sociais."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais