> >
Coronavírus: prazo para alistamento militar é prorrogado

Coronavírus: prazo para alistamento militar é prorrogado

A ampliação do prazo, que agora vai até 30 de setembro de 2020, se deu conforme decreto publicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro

Publicado em 3 de julho de 2020 às 14:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prazo para alistamento militar é prorrogado
Prazo para alistamento militar é prorrogado . (Divulgação | Governo de São Paulo)

A Junta de Serviço Militar de Vitória informou, nesta sexta-feira (03), que o prazo para realização do alistamento militar foi prorrogado até o dia 30 de setembro de 2020, devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A ampliação do prazo se deu conforme decreto publicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Junta informou ainda que o alistamento on-line pode ser realizado no site www.alistamento.eb.mil.br, exclusivamente para os jovens que completam 18 anos em 2020. Para o alistamento presencial, mediante agendamento, o candidato deve comparecer na Junta Militar do seu município, com documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio do endereço de e-mail [email protected].

Antes da pandemia, o alistamento era ser feito obrigatoriamente nos seis primeiros meses do ano em que a pessoa chega à maioridade.

O decreto, publicado no Diário Oficial da União, também altera o prazo de alistamento de brasileiros naturalizados. Antes, eles tinham que se apresentar em 30 dias a partir do momento em que recebem o certificado de naturalização. Agora, o prazo passa para 90 dias.

Pela lei brasileira, mulheres estão isentas da prestação do serviço militar em tempos de paz, mas podem se alistar de forma voluntária.

O decreto não muda as regras para aqueles que sejam voluntários para a prestação do serviço militar inicial. Nesses casos, o alistamento pode ser feito a partir da data em que o interessado completa 16 anos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais