> >
Coronavírus: decisão sobre hospital de campanha no ES deve sair ainda hoje

Coronavírus: decisão sobre hospital de campanha no ES deve sair ainda hoje

Afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (25); entenda

Publicado em 25 de maio de 2020 às 16:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nésio Fernandes (secretário estadual de saúde) e Luiz Carlos Reblin (subsecretário de vigilância em saúde) esclarecem situação da pandemia no ES
Nésio Fernandes (secretário estadual de saúde) e Luiz Carlos Reblin (subsecretário de vigilância em saúde) esclareceram situação da pandemia no ES. (Divulgação | SESA)

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, revelou que uma decisão sobre abertura de hospital de campanha deve sair nas próximas horas.

Aspas de citação

Podemos decidir nas próximas horas qual é o encaminhamento a ser feito sobre hospitais de campanha no Noroeste do Estado

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Na ocasião, Nésio expôs a opinião da secretaria e do Governo do Estado sobre hospitais de campanha, e disse que estes são hospitais "frágeis", mas que o órgão avalia abrir uma unidade no Noroeste do Estado, em Colatina, por ser o polo central da região.

"Na Região Noroeste do Espírito Santo, há uma fragilidade no sistema de saúde. Existem poucas UPA's e PA's, tem poucos equipamentos. A composição da rede de atenção à saúde na região tem problemas, onde não tem nem Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região", detalhou.

O QUE SÃO OS HOSPITAIS DE CAMPANHA

Nésio explicou ainda que os hospitais de campanha são estruturas hospitalares temporárias frágeis, do ponto de vista assistencial, e que tem um perfil de média e baixa complexidade. "Até leitos mais avançados não são leitos de UTI na grande maioria, e sim leitos para pacientes que complicam na enfermaria", explicou o secretário.

Dentre outros assuntos, Fernandes disse que até junho o Espírito Santo terá 700 leitos de UTI para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. "Essa expansão de leitos é maior que hospital de campanha, mas, ainda assim, consideramos a possibilidade de construir. Estamos avaliando. Talvez seja uma solução para atender o Noroeste do Estado", finalizou.

REVEJA A COLETIVA

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais