> >
Cidades do ES já agendam quarta dose para público com mais de 50 anos

Cidades do ES já agendam quarta dose para público com mais de 50 anos

Os trabalhadores da saúde também vão ser contemplados nesta nova fase de imunização contra a Covid, que em todo o Estado deve alcançar mais 570 mil pessoas

Publicado em 6 de junho de 2022 às 21:30- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 6min de leitura
Equipe prepara seringa para vacinação contra a Covid-19
O Estado começa uma nova fase da vacinação contra a Covid com a ampliação do público apto a receber a 4ª dose. (Secom/Felipe Tozatto)

Após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicar, nesta segunda-feira (6), nota técnica com orientações sobre a imunização do público com mais de 50 anos e trabalhadores da saúde com a 4ª dose - D4 ou segunda de reforço - contra a Covid-19, os municípios já se mobilizaram para iniciar a vacinação. Em algumas cidades, será por agendamento, em outras, por livre demanda. Importante observar o intervalo de quatro meses em relação à terceira dose.

Além dos novos grupos, que reúnem cerca de 570 mil pessoas no Espírito Santo, os idosos e os imunossuprimidos também já estão aptos a tomar a D4. Para estes, o intervalo entre as aplicações é de 90 dias. 

A Sesa ainda pretende contemplar a faixa etária de 18 a 49 anos com o segundo reforço, porém, em coletiva nesta segunda, o secretário Nésio Fernandes e o subsecretário Luiz Carlos Reblin reforçaram a necessidade de todos os grupos completarem o esquema vacinal hoje disponível. No momento, há 1,5 milhão de pessoas no Espírito Santo que estão com a imunização em atraso, embora haja disponibilidade de vacinas.

Confira a programação de vacinação e as estratégias de municípios da Grande Vitória e interior consultados por A Gazeta:

VITÓRIA

  • Vacinação de novos grupos: O município disponibilizou, nesta segunda-feira (6), 2 mil vagas para a aplicação da quarta dose em pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As pessoas aptas a se vacinar devem fazer o agendamento pelo site
  • Cobertura vacinal: O município já alcançou 104% da população com a dose de reforço (D3), mas ainda há 126 mil pessoas que excederam o prazo para completar o esquema vacinal, reunindo todos os grupos. Entre as crianças, apenas 40% tomaram as duas doses e, no público com mais de 60 anos, cerca de 37% precisa tomar a D4. 
  • Estratégias: Para ampliar as coberturas vacinais, o município realiza vacinação aos sábados, feriados, em horários estendidos, em feiras e escolas públicas e particulares.

VILA VELHA

  • Vacinação de novos grupos: Nesta terça-feira (7), às 15 horas, o município vai abrir agendamento extra no site da prefeitura para mais de 850 vagas. Na rotina, o agendamento é feito no mesmo horário, sempre às sextas-feiras. 
  • Cobertura vacinal: Conforme dados do município, cerca de 6 mil crianças e outros 6 mil adolescentes com a segunda dose em atraso. Há também 115 mil adultos que ainda não tomaram a primeira dose de reforço (D3). Em relação aos idosos, ainda há cerca de 58 mil idosos que precisam tomar a quarta dose. 
  • Estratégias: Toda semana é realizada vacinação noturna, das 17h às 20h. Além disso, são feitas campanhas e mutirões nos fins de semana. A imunização acontece por livre demanda diariamente em um ponto da cidade. Nesta semana, no Maanaim de Boa Vista, das 9h às 15h, para todos que precisam completar o esquema vacinal. As noturnas serão na quarta (8) e quintas-feiras (9), na Primeira Igreja Batista da Praia da Costa e na Umef Leonel Brizola, em Santa Rita, respectivamente. Já o reforço para adolescentes também acontecerá nas unidades de ensino. Nesta terça,  a imunização acontece na João Calmon, em Praia das Gaivotas, e na Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, no Xuri.

CARIACICA

  • Vacinação de novos grupos: O público apto a tomar a D4 já pode entrar no site de agendamento e marcar a aplicação, que começa nesta  terça-feira (7). É o mesmo caminho das demais doses. 
  • Cobertura vacinal: No município, os idosos tiveram boa adesão até a terceira dose, que alcançou 85% desse público. A D4, no entanto, só 41% das pessoas com mais de 60 anos receberam. Entre o público de 18 a 49 anos, apenas 40% já tomaram a D3. 
  • Estratégias:  Em todos os fins de semana são realizados mutirões sem agendamentos em unidades básicas de saúde ou em outros locais do município. De segunda a sábado, das 10 às 18 horas, há vacinação sem agendamento no Shopping Moxuara para todos os públicos das campanhas da gripe e da Covid-19. No próximo sábado (11), vai ser realizado o “Bonde da Vacina”, uma grande campanha de vacinação sem agendamento em três pontos da avenida Expedito Garcia, uma das mais movimentadas do Estado, das 8h30 às 16 horas. No sábado a ação também acontece nas UBS de Bela Aurora, Cariacica-sede, Porto de Santa e Santa Fé, das 7h30 às 15h30.

SERRA

  • Vacinação dos novos grupos: Todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas, é aberto agendamento para vacinação no site da prefeitura, e já está incluída a 4ª dose para as pessoas de 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tenham recebido a D3 há quatro meses. 
  • Cobertura vacinal: não informada
  • Estratégias: Aos sábados, há ações de vacinação em algumas unidades de saúde (definidas semanalmente), das 8 às 16 horas; em escolas; e, das 10 às 17 horas, no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. De segunda a sexta, também há vacinação, sem agendamento, nas unidades de saúde do município, conforme a capacidade técnica de cada local.

VIANA

Vacinação de novos grupos: o município disse que aguarda a nota técnica do Estado para organizar a vacinação. Não foi informada a cobertura vacinal, nem as estratégias para aumentar os indicadores de imunização da cidade.

GUARAPARI

  • Vacinação de novos grupos: A imunização será realizada às terças e quintas-feiras no município. No momento, não será feito agendamento, mas, sim, por livre demanda.
  • Cobertura vacinal: Em Guarapari, 87% da população adulta tomou duas doses, porém somente 43% dos que têm mais de 18 anos receberam a D3. Entre as crianças, 62,8% não tomaram nem mesmo a primeira dose. 
  • Estratégias: O município tem promovido vacinação em horário estendido, além de criar pontos de imunização nas escolas. Também faz campanhas em alguns finais de semana. Nas duas próximas sextas - 10 e 17 de junho - vão ser feitos mutirões.  

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 

  • Vacinação de novos grupos: Todas as unidades de saúde da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e, também, a Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” já realizam a aplicação da quarta dose naqueles que tomaram há D3 há pelo menos quatro meses. Não é preciso agendar o atendimento.
  • Cobertura vacinal: No município, 84,6% da população adulta tomou duas doses, mas a D3 só alcançou 47.83% desse público. 
  • Estratégias: Na próxima quinta-feira (9), as unidades de saúdo funcionarão em horário estendido, das 8h às 19h, para realizar a aplicação do imunizante.

LINHARES

  • Vacinação de novos grupos: Será definido o cronograma após receber da Sesa doses da vacina para o público com mais de 50 anos e trabalhadores da saúde. 
  • Cobertura vacinal: Entre os idosos, o município alcançou 90% com a D3, mas metade do público com mais de 60 anos ainda não tomou a quarta dose. Cerca de 51% dos adultos também não receberam o primeiro reforço. A faixa etária das crianças é a menos protegida: mais da metade não recebeu nem a primeira dose. 
  • Estratégias: Horário estendido nas salas de vacina das unidades de saúde de Bebedouro e Planalto, de segunda a quarta, até 20h. Atendimento aos sábados, das 8 às 12h, na unidade sanitária de Linhares. Também são feitas busca ativa pelas equipes de atenção primária e agentes comunitários para atualização dos cartões de vacina, bem como imunização domiciliar em pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. 

COLATINA

  • Vacinação do novo grupo: Está em definição.
  • Cobertura vacinal: 83% da população recebeu duas doses, mas apenas 46% já tomou a D3. Não foram divulgados o público vacinado com a quarta dose, nem as estratégias para aumentar os indicadores do município. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais