> >
Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

Lyarah Vojnovic, o marido, dois filhos e os sogros conseguiram deixar a Europa na segunda-feira (28) e desembarcaram em São Paulo na madrugada desta terça (1º)

Publicado em 1 de março de 2022 às 09:24

Lyarah Vojnovic, esposa do volante Maycon, do Shakhtar Donetsk, com os filhos
Lyarah Vojnovic, esposa do volante Maycon, do Shakhtar Donetsk, com os filhos Crédito: Reprodução/Instagram
00:00 / 02:24
Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

A capixaba Lyarah Vojnovic Barberan, influenciadora digital e mulher do jogador brasileiro Maycon, atleta do Shakhtar Donetsk, desembarcou em território brasileiro junto com a família na madrugada desta terça-feira (1º).

Vídeos do momento da chegada em um aeroporto de São Paulo foram compartilhados nas redes sociais pelo pai da influenciadora, o empresário esportivo Marcelo Vojnovic. Em um dos registros, é possível ver o reencontro emocionado entre pai e filha, que correm para se abraçar no momento do desembarque.

Na segunda (28), Marcelo havia informado que a filha estava em Frankfurt, na Alemanha, onde ela, marido e filhos aguardavam o voo para o Brasil.

Lyarah, que ganhou visibilidade após compartilhar relatos do cenário de guerra enfrentado pela Ucrânia desde a invasão russa, no dia 24, precisou sair às pressas de casa e ficou pelo menos dois dias presa em bunker de um hotel, onde ela, o marido e os dois filhos estavam com outros brasileiros, que também queriam sair do país.

Em entrevista ao G1SP, Lyarah contou que, até a véspera dos ataques, a embaixada dizia que a situação em Kiev estava sob controle, e que os brasileiros moradores da capital ucraniana não precisavam deixar suas casas.

A influenciadora narrou ainda os momentos de desespero e fome durante a fuga da guerra no país, ao lado dos filhos pequenos. Ela conta que chegou a comer caroços de maçã para sobreviver.

"Minha mãe me perguntava: ‘Filha, vocês conseguiram levar algo pra comer?’ e eu falava: ‘Mãe, as crianças, graças a Deus, não estão passando fome, deu tempo da gente pegar duas maçãzinhas'. Eu tenho dois filhos, peguei duas maçãzinhas e meus filhos comeram. No momento que eu vi o caroço da maçã eu falei: ‘É agora que eu vou matar minha fome’. Peguei o caroço da maçã e comi".

"Como mãe posso dizer que só tive desespero quando vi meus filhos com fome e eu mantendo a calma para eles não se desesperarem"

Lyarah Vojnovic Barberan

em entrevista ao G1SP

No sábado (26), Lyarah, Maycon, as duas crianças e os pais do atleta conseguiram pegar um trem para sair da Ucrânia. Outros brasileiros também fizeram a viagem. Foram cerca de 19 horas até chegar a uma outra cidade da Ucrânia.

De lá, a família pegou um ônibus, atravessou a fronteira e chegou até a Moldávia, país do Leste Europeu. Na sequência, o grupo seguiu de ônibus para Bucareste, capital da Romênia.

RETORNO AO ES PREVISTO PARA O FIM DE SEMANA

Em entrevista à TV Gazeta, Marcelo Vojnovic, pai de Lyarah, informou que a influenciadora, o marido e os filhos chegaram a São Paulo cansados e com muita fome, e devem permanecer naquele Estado por alguns dias. O retorno ao Espírito Santo está previsto, até então, para o fim de semana.

AVÔ FUGIU DA SEGUNDA GUERRA

O empresário também contou que nunca imaginou que a filha fosse viver os horrores de uma guerra, e explicou que a história da Lyarah, em alguns pontos, se assemelha à do avô dela, o pai de Marcelo, que era sérvio e fugiu da Segunda Guerra.

"Ele contou muito sobre o que ele passou na época, mas na época dele não tinha a tecnologia que temos hoje, as informações que chegam para nós hoje vêm numa velocidade muito grande, isso nos ajudou muito na comunicação com a Lyarah. Mas eu não imaginava que minha filha passaria por isso."

Agora que ela está no Brasil, entretanto, ele se diz aliviado. "Agora temos a certeza de que estão seguros, a certeza de que agora a gente vai poder protegê-los, a gente vai poder ajudá-los, e a certeza de uma nova vida agora, junto com eles."

E completou: "Eu tenho certeza que o sentimento deles pelo ser humano, o valor à vida, à família, e até mesmo as coisas materiais, vão se tornar diferentes, eu tenho certeza disso. É uma experiência que ninguém quer passar, mas quando passa e ainda sai vitorioso como saíram, é uma história de vida fantástica."

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

capixaba Guerra

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais