> >
Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

Lyarah Vojnovic, o marido, dois filhos e os sogros conseguiram deixar a Europa na segunda-feira (28) e desembarcaram em São Paulo na madrugada desta terça (1º)

Publicado em 1 de março de 2022 às 09:24

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Lyarah Vojnovic, esposa do volante Maycon, do Shakhtar Donetsk, com os filhos
Lyarah Vojnovic, esposa do volante Maycon, do Shakhtar Donetsk, com os filhos. (Reprodução/Instagram)
Capixaba e familiares que estavam na Ucrânia retornam ao Brasil

A capixaba Lyarah Vojnovic Barberan, influenciadora digital e mulher do jogador brasileiro Maycon, atleta do Shakhtar Donetsk, desembarcou em território brasileiro junto com a família na madrugada desta terça-feira (1º).

Vídeos do momento da chegada em um aeroporto de São Paulo foram compartilhados nas redes sociais pelo pai da influenciadora, o empresário esportivo Marcelo Vojnovic. Em um dos registros, é possível ver o reencontro emocionado entre pai e filha, que correm para se abraçar no momento do desembarque.

Na segunda (28), Marcelo havia informado que a filha estava em Frankfurt, na Alemanha, onde ela, marido e filhos aguardavam o voo para o Brasil.

Lyarah, que ganhou visibilidade após compartilhar relatos do cenário de guerra enfrentado pela Ucrânia desde a invasão russa, no dia 24, precisou sair às pressas de casa e ficou pelo menos dois dias presa em bunker de um hotel, onde ela, o marido e os dois filhos estavam com outros brasileiros, que também queriam sair do país.

Em entrevista ao G1SP, Lyarah contou que, até a véspera dos ataques, a embaixada dizia que a situação em Kiev estava sob controle, e que os brasileiros moradores da capital ucraniana não precisavam deixar suas casas.

A influenciadora narrou ainda os momentos de desespero e fome durante a fuga da guerra no país, ao lado dos filhos pequenos. Ela conta que chegou a comer caroços de maçã para sobreviver.

"Minha mãe me perguntava: ‘Filha, vocês conseguiram levar algo pra comer?’ e eu falava: ‘Mãe, as crianças, graças a Deus, não estão passando fome, deu tempo da gente pegar duas maçãzinhas'. Eu tenho dois filhos, peguei duas maçãzinhas e meus filhos comeram. No momento que eu vi o caroço da maçã eu falei: ‘É agora que eu vou matar minha fome’. Peguei o caroço da maçã e comi".

Aspas de citação

Como mãe posso dizer que só tive desespero quando vi meus filhos com fome e eu mantendo a calma para eles não se desesperarem

Lyarah Vojnovic Barberan
em entrevista ao G1SP
Aspas de citação

No sábado (26), Lyarah, Maycon, as duas crianças e os pais do atleta conseguiram pegar um trem para sair da Ucrânia. Outros brasileiros também fizeram a viagem. Foram cerca de 19 horas até chegar a uma outra cidade da Ucrânia.

De lá, a família pegou um ônibus, atravessou a fronteira e chegou até a Moldávia, país do Leste Europeu. Na sequência, o grupo seguiu de ônibus para Bucareste, capital da Romênia.

RETORNO AO ES PREVISTO PARA O FIM DE SEMANA

Em entrevista à TV Gazeta, Marcelo Vojnovic, pai de Lyarah, informou que a influenciadora, o marido e os filhos chegaram a São Paulo cansados e com muita fome, e devem permanecer naquele Estado por alguns dias. O retorno ao Espírito Santo está previsto, até então, para o fim de semana.

AVÔ FUGIU DA SEGUNDA GUERRA

O empresário também contou que nunca imaginou que a filha fosse viver os horrores de uma guerra, e explicou que a história da Lyarah, em alguns pontos, se assemelha à do avô dela, o pai de Marcelo, que era sérvio e fugiu da Segunda Guerra.

"Ele contou muito sobre o que ele passou na época, mas na época dele não tinha a tecnologia que temos hoje, as informações que chegam para nós hoje vêm numa velocidade muito grande, isso nos ajudou muito na comunicação com a Lyarah. Mas eu não imaginava que minha filha passaria por isso."

Agora que ela está no Brasil, entretanto, ele se diz aliviado. "Agora temos a certeza de que estão seguros, a certeza de que agora a gente vai poder protegê-los, a gente vai poder ajudá-los, e a certeza de uma nova vida agora, junto com eles."

E completou: "Eu tenho certeza que o sentimento deles pelo ser humano, o valor à vida, à família, e até mesmo as coisas materiais, vão se tornar diferentes, eu tenho certeza disso. É uma experiência que ninguém quer passar, mas quando passa e ainda sai vitorioso como saíram, é uma história de vida fantástica."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais