> >
Cachorros atacam criança no bairro Santa Cecília, em Vitória

Cachorros atacam criança no bairro Santa Cecília, em Vitória

Câmeras flagraram o ataque de cinco cães a uma criança na rua Santa Luzia, na tarde desta quinta-feira (17). Moradora da região afirma ter comunicado à prefeitura sobre repetidos ataques. Prefeitura de Vitória diz que está tentado capturar os animais

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 11:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Moradores de Santa Cecília relatam ataques feitos por cães
Moradores de Santa Cecília relatam ataques feitos por cães. (Reprodução )

Imagens de uma câmera de segurança registraram o ataque de cinco cães a uma criança na rua Santa Luzia, no bairro Santa Cecília,  por volta das 17h30 desta quinta-feira (17). De acordo com uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, a situação tem acontecido com frequência e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) já foi acionada. A criança está bem.

"Hoje (quinta-feira) foi a gota d'água. Já atacaram meu marido quando ele estava indo para a academia, já atacaram entregadores e hoje entramos em pânico porque era uma criança. Por sorte vimos na câmera na hora e conseguimos salvá-la, meu marido foi ajudar. Mas não temos o contato da família do menino, não sabemos quem é", disse.

Segundo a moradora, o ataque registrado nesta quinta-feira foi o de maior agressividade. Nos últimos dias ela diz ter presenciado pelo menos quatro episódios do tipo.

"Agora não podemos nem pedir as coisas por delivery. São esses cinco cachorros, dia e noite na nossa porta. Já comunicamos a prefeitura, já ligamos para o 156. Vieram aqui em agosto e alegaram que não encontraram cachorro na rua. Mais de um mês nessa luta e ninguém resolve. O desespero é total, porque estamos com medo até de doenças. Há carrapato e pulga, por exemplo, jogamos creolina, lavamos calçada e estamos também com medo de machucar alguém sério. Esses animais já até mataram outros cachorros e gatos. Temos que sair de carro de casa porque eles ficam na porta da garagem", contou.

O OUTRO LADO

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, a Prefeitura de Vitória tem se feito presente no bairro Santa Cecília com frequência.

"A informação que temos é que aqueles são animais semi-domiciliares, ou seja, que têm dono, mas os donos abrem o quintal de casa e deixam eles saírem. Podem ser de algum bairro do entorno. E esses cães formam matilhas e agem em grupos. Para agravar, são alimentados na região por algumas pessoas. Existe então um somatório de fatores que propiciam que fiquem ali", disse.

Segundo o secretário, a prefeitura tem tentado fazer a captura dos animais, mas eles são ariscos e têm uma rota de fuga de dificulta a operação. "Estamos cientes de um ataque deles há um tempo e iniciamos a tentativa de captura. Mas são animais ariscos, que insistentemente fogem por dentro da mata fechada que há no local, tornando quase impossível capturar. Estamos, inclusive, solicitando apoio da Polícia Ambiental, que tem experiência em animais silvestres", afirmou.

Ademir sugeriu ainda que, após identificarem os proprietários dos animais, há a possibilidade de aplicação de penalidades. "São pessoas que não cuidam dos animais. Não é verdade que o município não faz nada. Os animais estão ali porque alguém deixou, não deveriam estar onde estão. Além disso, frisou, os próprios moradores alimentam, que é outro agravante. Estamos insistentemente deslocando equipe para capturar, vamos cobrar que isso seja feito, mas isso demanda tempo. Pedimos à população, uma vez que eles são semi-domiciliares, que não os alimentem", concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais