Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Educação básica

Pedido de pais para suspender aulas remotas no ES é negado pela Justiça

Associação de Pais e Alunos do Espírito Santo (Assopaes) havia ingressado com mandado de segurança contra o governo do Estado por considerar que muitos alunos têm sido prejudicados com o modelo adotado durante a pandemia

Publicado em 17 de Setembro de 2020 às 21:55

Redação de A Gazeta

Publicado em 

17 set 2020 às 21:55
Aulas remotas exigem mais planejamento e energia dos professores
Aulas remotas: tecnologia não chega a todos os alunos da rede estadual Crédito: August de Richelieu/ Pexels
Tribunal de Justiça (TJES) negou, em sessão do Pleno nesta quinta-feira (17), recurso da Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo (Assopaes) que solicitava suspensão da resolução que instituiu as aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. O mandado de segurança foi proposto, entre outras razões, para garantir a isonomia de aprendizagem dos estudantes. Diante da negativa, a entidade agora pretende recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. 
Pedido de pais para suspender aulas remotas no ES é negado pela Justiça
Para justificar o mandado contra o governo do Estado, a Assopaes argumentou que o modelo adotado de aulas remotas, por aplicativo ou pela tevê, não atende todos os alunos da rede estadual, considerando que muitos deles não têm acesso à tecnologia. Dessa maneira, parte dos estudantes não estaria sendo assistida adequadamente em seu direito à educação, portanto, ferindo o princípio da isonomia que, neste caso, se traduz em igualdade de oportunidades de ensino. 
A despeito dos argumentos da entidade,  o relator do processo, desembargador Adalto Dias Tristão, ponderou que o mandado de segurança não seria o recurso adequado para o caso e, assim, não caberia o julgamento do mérito, ou seja, daquilo que motivou a ação da Assopaes. A decisão foi acompanhada por todos os presentes à sessão.
Ao final do seu voto, o desembargador Adalto, porém, ratificou uma recomendação ao governo para impressão de materiais que deverão ser entregues aos estudantes em situação de vulnerabilidade, de modo a lhes garantir o acesso aos conteúdos que têm sido ofertados em aulas remotas. Essa é uma medida que está prevista no programa Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
A diretora jurídica da Associação de Pais e Alunos do Estado, Eliza Thomaz de Oliveira, aponta que o mandado de segurança impetrado se baseou em um levantamento do próprio governo sobre a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos por muitos dos estudantes da rede estadual. E, mesmo para aqueles que têm televisão em casa, nem sempre a família está em condições de fazer o acompanhamento. "É difícil para um pai ou mãe sair para trabalhar, ficar fora o dia inteiro, e ter a garantia de que o aluno ficou lá estudando",  constata.
Por essas e outras razões, a Assopaes defende que as atividades remotas não sejam consideradas aulas dadas, ou dias letivos. Além disso, acrescenta Eliza Thomaz, propõe que, somente quando as escolas estiverem aptas a receber os alunos, o processo de ensino-aprendizagem seja retomado do ponto onde parou antes da suspensão do atendimento presencial. 
Para a diretora jurídica, o mandado de segurança era, sim, um recurso cabível para que o foi solicitado pela Assopaes – da garantia do direito à Educação que, em sua avaliação, está sendo lesado – e, por essa razão, vai tentar reverter a decisão desfavorável no STJ.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

“O Espírito Santo é um dos melhores estados para criar startup”, diz diretor da Quartzo
Haaland marca dois gols na vitória da Noruega sobre o Iraque na Copa do Mundo
Haaland faz 2 à la Haaland em vitória da Noruega na estreia da Copa
Taça EDP das Comunidades: jogos começam neste sábado (20), na Serra

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados