> >
Bombeiro salva bebê engasgado no Dia das Crianças em Anchieta

Bombeiro salva bebê engasgado no Dia das Crianças em Anchieta

Há 12 anos na corporação, o cabo Enerson Silva Backer aparece em vídeo realizando a manobra de Heimlich em recém-nascido levado pela mãe, às pressas, ao quartel

Publicado em 13 de outubro de 2024 às 14:58

Um cabo do Corpo de Bombeiros salvou um bebê de um mês que foi levado pela mãe, pedindo socorro, na tarde de sábado (12), feriado de Dia das Crianças, ao Quartel dos Bombeiros em Anchieta, no Sul do Espírito Santo.

Um cabo do Corpo de Bombeiros salvou um bebê de um mês de vida, que estava engasgado. O recém-nascido foi levado pela mãe, pedindo socorro, na tarde de sábado (12), feriado de Dia das Crianças, ao Quartel dos Bombeiros em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A ação do militar foi registrada por uma câmera do quartel, e as imagens foram obtidas por A Gazeta (assista acima). O bombeiro usou a chamada manobra de Heimlich para desobstruir a criança. 

O cabo Enerson Silva Backer, que aparece socorrendo o bebê, deu detalhes sobre o ocorrido. O bombeiro informou que a mulher estava em um ponto de ônibus, sabia da existência de um quartel dos Bombeiros nas proximidades e foi em direção ao local para pedir ajuda. Às margens do asfalto, as pessoas que viram o desespero colocaram os veículos em direção ao quartel e começaram a buzinar para chamar a atenção dos militares.

 "Eu estava de serviço 24h ontem e, por volta das 16h20, alguns veículos chegaram buzinando em frente ao quartel. Levantei para ver o que estava acontecendo e, ao olhar em direção ao portão, vi uma mulher com um bebê no colo, meio desfalecido, molinho. Aí já entendi que era uma emergência.

Ela abriu o portão imediatamente. Acionei a equipe caso fosse necessário usar a viatura de resgate para o hospital, mas fui direto até ela. Ela me entregou o bebê e eu fiz algumas perguntas sobre o que estava acontecendo. Ela disse que estava no ponto de ônibus próximo ao quartel, amamentando, e que o bebê se engasgou”, contou.

Bombeiro salva bebê engasgado no Dia das Criança em Anchieta
Na foto o militar do Corpo de Bombeiros que fez manobra que salvou bebê em Anchieta. Ao lado dele, a mãe do menino. Crédito: Montagem A Gazeta

Segundo o militar, a mãe disse que o bebê tem o histórico de refluxo. "Pelo relato, entendi que era uma obstrução das vias aéreas, e o objeto estranho era o leite. O refluxo faz o leite coalhar, voltar e obstruir a passagem de ar, e o bebê perde a respiração. Sabendo que era um engasgo, apliquei a técnica da manobra de Heimlich para bebês, que consiste em colocá-lo de bruços e realizar tapotagens (tapas nas costas) e compressões torácicas. Graças a Deus, ele não chegou a entrar em parada cardiorrespiratória, e as vias foram desobstruídas. Fiz as manobras, ele botou o leite para fora, chorou e, logo depois, começou a sorrir e se desengasgou", relatou.

"A sensação é de satisfação por estar ajudando a salvar uma vida, né? Depois que passa aquele momento crítico e você traz a criança de volta, o olhar e o semblante de gratidão da mãe para a gente, para o bombeiro ali, é o que realmente importa."

Enerson Silva Backer

Cabo do Corpo de Bombeiros do ES

Com 12 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros, o ato heroico de sábado (12) ficará marcado na vida do militar Enerson Silva Backer. "Eu sou pai, então a sensação ali é de estar sendo usado por Deus", afirmou.

Tutorial é ensinado pelo Corpo de Bombeiros, que utiliza a conhecida técnica de Heimlich durante socorro aos pequenos
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais