Em menos de 15 dias, um novo lote de pescados irregulares entre eles barbatanas de tubarão-azul foi apreendido na região Sul do Espírito Santo. As barbatanas são ingredientes exóticos muito consumidos na culinária asiática, e meia tonelada delas foi apreendida na cidade de Piúma na primeira quinzena de setembro. Desta vez, a apreensão foi menor — 20 quilos, e ocorreu na cidade de Itapemirim, também no sul capixaba.
Considerando outros pescados irregulares, a operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) conseguiu reter duas toneladas nesta terça-feira (1º). A ação ocorreu no Terminal Pesqueiro de Itaipava e resultou na emissão de 12 multas.
Apreensões neste 1º/10
A reportagem da TV Gazeta Sul esteve no local e presenciou resistência de alguns pescadores que ameaçaram incendiar embarcações e impedir a ação dos agentes. No entanto, a operação denominada "Makaíra" — realizada tanto pelo Ibama daqui quanto do Rio de Janeiro — seguirá pelos próximos dias.
Segundo o Ibama, foram identificadas infrações ambientais como pesca sem licença, descaracterização de produtos pesqueiros sem comprovação de origem ou autorização e impedimento de fiscalização ambiental. Também houve o descumprimento de uma suspensão anterior relacionada ao uso irregular do Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite.
Mais detalhes sobre valores de multas, outras possíveis punições aos envolvidos e o que será feito com o material apreendido não foram divulgados.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta