> >
Autorização para curso de Medicina em São Mateus será assinada nesta terça (22)

Autorização para curso de Medicina em São Mateus será assinada nesta terça (22)

Curso no Norte do Espírito Santo foi anunciado em maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana; para início das aulas, universidade conta com investimento de R$ 30 milhões

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 21 de julho de 2025 às 16:44

Ceunes, campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Ceunes, campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Crédito: Divulgação

A portaria para autorização do início do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai ser assinada nesta terça-feira (22) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Para oficialização do curso no Norte do Estado — anunciado em maio por Santana —, o Ministério da Educação (MEC) vai realizar uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, às 15h. A agenda também vai contar com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deve estar no evento.

Com a assinatura da portaria, o próximo passo é a realização de concurso para a contratação de servidores técnicos e docentes para o campus de São Mateus. Segundo a Ufes, a expectativa é de que sejam abertas 30 vagas para técnicos e 60 para professores.

Como noticiado por A Gazeta em julho, na data da visita do presidente Lula ao Estado, o curso de Medicina em São Mateus deve contar com 60 alunos por ano.

No campus mateense, segundo a instituição de ensino, um novo prédio já começou a ser construído, como parte de um pacote de investimento de R$ 30 milhões. Os recursos ainda contemplam a compra de equipamentos para as aulas.

Apesar da conclusão das obras do prédio que vai receber as aulas estar projetada para o final de 2026, ainda segundo a Ufes, com a publicação da portaria, o curso pode começar no início do próximo ano na estrutura já existente da universidade para depois ser transferido ao novo espaço.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais