> >
Autodidata, artista de Guarapari faz sucesso com miniaturas realistas de casas

Autodidata, artista de Guarapari faz sucesso com miniaturas realistas de casas

Antônio Malta, de 64 anos, produziu um diorama da casa e da rua onde morou na infância, na cidade de Itapetinga-BA, e o trabalho chama atenção pelo detalhamento. Há fila de encomendas de pessoas que viram o trabalho

Publicado em 23 de abril de 2021 às 11:33

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Guarapari
Parece foto, mas não é. O diorama feito por Antônio da casa/rua onde cresceu em Itapetinga-BA impressiona pelos detalhes e realismo empregados. (Arquivo pessoal)

Há cerca de 26 anos, o artista plástico Antônio Malta, de 64 anos, escolheu Guarapari para fixar residência, mas o passado na cidade natal de Itapetinga, na Bahia, que fica a 550 quilômetros da capital baiana, nunca saiu do pensamento deste guarapariense de coração. Completamente adaptado à vida na "Cidade Saúde", de alguma forma ele queria rememorar os tempos de infância e também encontrar uma distração para o período de pandemia.

Unindo o que aprendeu nos quarenta anos como artista plástico autodidata, Antônio resolveu colocar a mão na massa, na argamassa, no cimento e em outros materiais para reproduzir, através de um diorama, a casa simples onde ele e a família moravam. Com uma realidade capaz de colocar em dúvida se a obra feita em 21 dias era uma foto real ou uma reprodução artística, a miniatura ganhou as redes sociais, colocando em evidência o talento deste baiano quase capixaba.

"Eu queria ter uma memória da rua onde moramos e cresci, então pedi para que o Maurício (irmão) olhasse no Google como estava a casa. Aí juntei a imagem da reprodução com a que eu tinha na memória. Comecei a montar o diorama da forma como era. Hoje a rua e a calçada estão um pouco diferentes. Foram 14, 15 anos nela (casa verde). Eram três quartinhos, uma sala, uma cozinha pequena e banheirinho do lado de fora. Fiz a fachada, as casas ao lado e a rua exatamente como naquela época", contou.

INSPIRAÇÃO

Nas quatro décadas dedicadas à arte, Antônio se sente à vontade em trabalhar com quadros de feitos com a técnica de óleo sobre tela, mas a experiência acumulada o fez sair da zona do conforto para materializar o que tinha no próprio imaginário.

"Usei materiais que já tinha em mãos, além de ir adaptando e testando as técnicas que aprendi ao longo destes mais de 40 anos trabalhando com artes. Moldei e fiz as telhas usando PVC, usei massa corrida, cimento queimado e colorido no piso, fios, e até envelheci o calçamento para dar este efeito de chão de rua. Fui o mais fiel possível às memórias que tinha de quando em Itapetinga", detalhou o artista plástico.

Guarapari
O artista plástico Antônio Malta é baiano, mora em Guarapari há quase 30 anos e faz sucesso na internet com a miniatura da casa onde morou na infância. (Arquivo pessoal)

Em momento algum, Antônio teve a pretensão em fazer do diorama um novo produto, mas a postagem feito pelo filho caçula, o médico infectologista Rafael Malta no próprio perfil no Twitter, fez explodir em elogios, reconhecimento e encomendas (e coloca plural nisso).

"Fiz por uma vontade própria, mas aí o meu filho Thiago postou no Twitter dele. Eu não uso muito rede social, mas a repercussão foi completamente inesperada. Já recebi mais de 40 encomendas de pessoas que querem reproduzir a casa dos pais e outros locais marcantes. Muitos se identificaram com o meu trabalho e fico muito feliz, de verdade. Para o artista não existe reconhecimento maior que este. Agora não paro de receber ligações e pedidos", contou em tom bem-humorado.

A POSTAGEM

Com os três filhos – além de Rafael, Antônio é pai de Thonny e Thiago –, o artista plástico passa a maior parte dos dias no próprio ateliê. É lá que ele transforma em arte os materiais utilizados para o diorama. A habilidade dele é tanta que mesmo sem ter as ferramentas necessárias para produzir a miniatura, ele acertou na proporção da obra.

"Quando comecei a fazer, nem sequer tinha um escalímetro (instrumento na forma de um prisma triangular que possui seis réguas com diferentes escalas. É utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzida), mas calculei que seria na proporção de 1 por 25. Depois de pronta, arrumei um, medi e bateu nesta medida imaginada. Fiquei mais feliz ainda, pois saiu exatamente como gostaria que ficasse", brincou.

TRANQUILIDADE NO ATELIÊ

Com tempo de sobra e levando a vida em um ritmo mais tranquilo, o artista plástico agora se planeja para iniciar a produção das encomendas que não param de chegar. O preço de um trabalho? Isso é um detalhe secundário como ele próprio faz questão de dizer.

Guarapari
Sempre sorrindo e focado no que faz, Antônio montou a miniatura da casa de infância, na Bahia, no ateliê dele em Guarapari. (Arquivo pessoal)

"Felizmente estou com meus três filhos criados e já tenho meus 64 anos bem vividos. Nessa altura da vida dinheiro não é minha preocupação. Não cobro um valor específico pela obra, quero que a pessoa que me procura possa ter o diorama. Imagina só: a pessoa vem me procurar em busca por algo que lhe traga uma memória boa e não vai tê-la porque eventualmente não pode pagar? Não mesmo, quero poder compartilhar da alegria que sinto. Então planejo um valor que me atende e também seja justo", ponderou Antônio.

INSPIRAÇÃO E RESULTADO

Este vídeo pode te interessar

Por mais perfeita que possa parecer o diorama, ele ainda não está concluído. Na reprodução da casinha verde da Rua Brejões, no bairro primavera, em Itapetinga, faltou o número 70. Assim que o numeral for colocado na parede da casa em miniatura, a memória de infância de Antônio estará 100% materializada.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais