> >
As atrações do desfile do grupo especial no Sambão do Povo; veja vídeo

As atrações do desfile do grupo especial no Sambão do Povo; veja vídeo

A volta ao Sambão do Povo dois anos após a última edição do Carnaval de Vitória foi de muita comemoração. Se dependesse do público, mais de uma escola seria campeã

Publicado em 10 de abril de 2022 às 17:07

Ícone - Tempo de Leitura 6min de leitura

A folia nos desfiles das escolas de samba do grupo especial virou a madrugada e só parou na manhã deste domingo (10). Sete escolas desfilaram no Sambão do Povo em busca do título. Algumas agremiações enfrentaram problemas com o tempo permitido para o desfile, outras tiveram dificuldades com os carros.

No entanto, a volta ao Sambão do Povo dois anos após a última edição do Carnaval de Vitória, foi de muita comemoração. Se dependesse do público, mais de uma escola seria campeã. Os carros e destaques receberam elogios, e o grito de "é campeã" foi ouvido mais de uma vez.

Não foi ao Sambão e quer conferir tudo que aconteceu no terceiro e último dia dos desfiles? A Gazeta traz um resumão do evento que tradicionalmente abre as comemorações do carnaval em todo o Brasil.

UNIDOS DE JUCUTUQUARA

Desfile da Unidos da Jucutuquara(Rodrigo Gavini)

Unidos de Jucutuquara abriu os desfiles do Grupo Especial no Sambão do Povo neste sábado (9). Fazendo paradinhas no samba e agitando o público, a agremiação cantou os 50 anos de sua fundação e resgatou também a história da comunidade, dos povos indígenas e negro. A escola atravessou a avenida respeitando o tempo regulamentar, de até 62 minutos, e chegou na dispersão ainda muito animada, com os componentes cantando e sambando.

Uma das surpresas na Jucutuquara, Tati Paysan entrou um pouco depois de o desfile começar. Ela teve um contratempo, mas não a ponto de atrapalhar sua evolução. Tati foi rainha de bateria por 16 anos, contudo desfilou pela escola por mais de 30 anos e estava sem pisar na avenida desde 2014. A volta foi de muita emoção.

IMPERATRIZ DO FORTE

Confira fotos dos momentos marcantes da Imperatriz do Forte(Rodrigo Gavini )

Com uma comissão de frente bem sincronizada, vestindo as cores verde e rosa da agremiação, a Imperatriz do Forte já entrou no Sambão do Povo mostrando a que veio. A escola do Forte São João, em Vitória, trouxe o samba-enredo "Em busca do 10" para contar a história dos números.

O último carro, com 12 metros de comprimento e nove de altura, exibiu uma galeria de troféus, da Copa do Mundo ao Oscar. Ele representou o sonho da agremiação em ser campeã do carnaval capixaba. A Imperatriz do Forte trouxe 15 alas, três carros e 1.200 componentes para a avenida.

Dois carros da escola deram problema logo na entrada, o que atrasou o desfile. Por causa disso, algumas alas tiveram que correr. Além disso, teve gente perdendo parte da fantasia na avenida. O destaque de chão Marco Aurélio, por exemplo, perdeu a asa. Ele representava Oxumaré, o orixá do arco-íris. Estava belíssimo, mas com a fantasia incompleta.

NOVO IMPÉRIO

Confira fotos dos momentos marcantes da Novo Império(Rodrigo Gavini )

A Novo Império foi a terceira escola a desfilar no Sambão do Povo, na terceira e última noite do Carnaval de Vitória. A agremiação empolgou o público com as paradinhas e coreografia da bateria, que é mais conhecida como orquestra capixaba de percussão.

Com o samba-enredo "Santo Antônio, olhai por nós", a escola fez uma oração ao santo padroeiro da comunidade, que dá também nome ao bairro onde está situada a agremiação em Vitória. O desfile foi encerrado com quase 60 minutos e chegou na dispersão com gritos de "é campeã". A arquibancada cantou e vibrou junto com a escola, sobretudo nas paradinhas.

Os foliões também se mostraram encantados com o grandioso carro que retratou o Santuário de Santo Antônio, além do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Klayson Faria Rodrigues e Amanda Ribeiro, que deram um show de sincronia e graciosidade.

INDEPENDENTES DE BOA VISTA

Confira fotos dos momentos marcantes da Independente de Boa Vista(Rodrigo Gavini)

A atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independente de Boa Vista cantou a lenda do pássaro de fogo, encantando o público que aclamava a escola a cada ala que passava na avenida. A escola de Cariacica atravessou o Sambão do Povo na esperança de conquistar o terceiro título consecutivo e se consagrar como tricampeã.

A agremiação investiu em belas fantasias, algumas delas luxuosas, além de grandes carros alegóricos com muitos detalhes de brilho e cor.

Desde o início do desfile, a Boa Vista agitou o público com o intérprete e presidente Emerson Xumbrega instigando todos a cantar. A bateria "Pássaro de Fogo" foi um espetáculo à parte, e nem mesmo o escorregão da rainha Thalita Zampirolli, que rapidamente se recompôs, apagou o brilho da apresentação.

A escola passou no limite do tempo máximo do desfile, que é de 1h02min. Os últimos integrantes da agremiação precisaram correr, o que fez a Boa Vista encerrar a participação ainda no dentro do cronometro.

MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA

Confira fotos dos momentos marcantes da Mocidade Unida da Glória(Rodrigo Gavini)

Nem todos os amuletos (tema do enredo da escola) livraram a Mocidade Unida da Glória (MUG) de problemas no Sambão do Povo. Ao entrar na avenida, a agremiação de Vila Velha viu o carro abre-alas quebrar, precisou correr no sambódromo, mas acabou passando do tempo. Fez em 1:03:00, sendo que poderia ter feito em até 1:02:59 no máximo.

O carro abre-alas da MUG era luxuoso, mas teve um problema mecânico logo no início do sambódromo e precisou ser desmembrado. Com isso, a escola desfilou durante a maior parte da avenida com a alegoria quebrada. Era perceptível o sentimento de frustração dos integrantes, que tentavam alinhar o carro.

UNIDOS DA PIEDADE

Comissão de frente da escola Unidos da Piedade (Rodrigo Gavini)

Uma das escolas mais tradicionais do Carnaval de Vitória, a Unidos da Piedade voltou para ao Sambão do Povo com um desfile que levou muita emoção e cheiro de café. A agremiação, que acabou atrasando para entrar na avenida por conta de um problema técnico com um guindaste, começou a desfilar já com o dia claro, por volta das 6 horas da manhã deste domingo (10).

Sexta a se apresentar, a escola contou a história do café no Brasil e no mundo, com o enredo "Da Riqueza do café, sua força e majestade". A comissão de frente trouxe uma linda coreografia para apresentar as lendas relacionadas ao fruto e como ele chegou ao nosso país.

A Unidos da Piedade se apresentou em 58 minutos e 59 segundos (sendo que o limite é 62 minutos). Com tempo de sobra na reta final, integrantes da escola ainda puderam brincar na avenida, empolgando o público e saindo com gritos de campeã.

ANDARAÍ

Carnaval 2022 - Desfile da Andaraí (Fernando Madeira)

A Andaraí encerrou os desfiles do grupo especial no Sambão do Povo já na manhã deste domingo (10) e com sol forte. A bateria "puro veneno" foi um dos destaques na apresentação do último dia do Carnaval de Vitória, com paradinhas e batidas que levantaram o público que resistiu até o amanhecer para acompanhar a evolução da escola.

A agremiação fez um enredo sobre a Mulembá - árvore sagrada e aproveitou para contar a história da própria comunidade, o bairro Santa Martha. O refrão era contagiante e fez todo mundo cantar, mesmo quando o intérprete Lauro do Andaraí deixava o samba apenas por conta da comunidade. "Andaraí, somos filhos desse chão!"

Mesmo com todas as dificuldades, Thiago ressalta que a agremiação tem quesitos fortes para competir igualmente com outras escolas. "Nós respeitamos todas, mas também podemos. Se não agora, amanhã. Estamos trabalhando para isso."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais