Acompanhe os bastidores da folia, conheça os personagens que fazem a magia acontecer e descubra curiosidades da festa que enche a ilha de cor e som com Any Cometti, comentarista do Carnaval de Vitória

Apuração do Carnaval acontece na próxima quarta-feira (13)

Evento vai acontecer a partir das 15h30 e vai reunir leitura de notas e a revelação das campeãs dos grupos de acesso B e A, além do Grupo Especial

Vitória
Publicado em 10/04/2022 às 13h09
Atualizado em 11/04/2022 às 06h18
Desfile da Independente de Boa Vista
O desfile da Independente de Boa Vista foi um dos que levantaram o público no Sambão do Povo. Crédito: Fernando Madeira

Correção

10 de abril de 2022 às 17:40

O horário do evento de apuração da escola campeã do Carnaval de Vitória será a partir das 15h30, desta quarta-feira (13), no Sambão do Povo, ao contrário do que havia sido publicado anteriormente, como sendo às 16h.

Depois de três dias de festas no Sambão do Povo, é hora de fazer uma "paradinha" e esperar até a próxima quarta-feira (13). É quando vão acontecer as apurações dos desfiles das escolas de samba de Vitória, e finalmente saberemos quem foi a campeã de cada grupo de acesso, além da campeã do Grupo Especial.

O evento vai acontecer a partir das 15h30 no Sambão do Povo e, como sempre, terá acesso liberado para o público e torcidas nas arquibancadas. Começa com a apuração do Grupo B, lendo nota por nota, de cada jurado. Depois, continua com a apuração do Grupo A. E, finalmente, terminaremos a noite sabendo a campeã do Grupo Especial de Vitória.

Em média, todo esse processo deve demorar cerca de 3h a 3h30. Ou seja: só saberemos por volta das 18h30 quais serão as campeãs do Carnaval de Vitória.

A foto de um sonho

Abre-alas da Jucutuquara de 2022 durante teste de movimento
Abre-alas da Jucutuquara de 2022 durante teste de movimento. Crédito: Vanderson Cesar

A foto acima é de um dos carnavalescos da Jucutuquara, Vanderson Cesar, em um dos ensaios da ferragem do abre-alas da escola, que desfilou ontem todo bonito, em tons de verde. No carro, a coruja, símbolo da escola, vinha articulada e com movimentos, coisa que há anos não se via na escola. Tanto que muitos integrantes da velha guarda ficaram emocionados ao ver a alegoria.

CANTA, BOA VISTA

Como cantava a Boa Vista! Desde os ensaios técnicos, chamou a atenção o coro forte da escola de Itaquari. Além de contar com quesitos fortes - uma comissão de frente comandada por Márcia Cruz, que tem garantido a nota máxima nos últimos anos, e um casal de mestre-sala e porta-bandeira impecáveis, Vanessa Benittez e Bruno Simpatia - a comunidade da Boa Vista acredita e defende o samba com todo amor. E não é, afinal, um quesito também? Vamos conferir o sucesso dessa atuação na nota de harmonia da escola.

NA CONTRAMÃO

Uma pena que o tripé da comissão de frente da Novo Império não tenha entrado na avenida! A escola se organizou direitinho para a entrada na linha amarela, e os integrantes chegaram a ensaiar usando a alegoria. Porém, ele se movia de forma desigual, e a escola não teve outra opção que não abandoná-lo a minutos do desfile. O acontecimento também gerou uma cena inusitada: um caminhão guincho entrou na contramão do Sambão do Povo, em direção ao desfile da escola, que já estava na pista. Depois, o motorista deu meia-volta e tudo se resolveu. O tripé foi retirado pelos próprios componentes, que o empurraram até a dispersão.

CONFIANÇA

Mesmo tendo atrasado em um minuto a saída da escola da pista de desfile, integrantes da MUG continuam confiantes no título. Eles acreditam que, mesmo com a pontuação que a escola deve perder por conta do atraso de um minuto, é possível chegar ao campeonato. Na quarta-feira, estaremos lá para conferir!

ALÔ, GENTE BOA

Que lindo ver o seu Edson Papo Furado, lendário intérprete - ou melhor, ele gosta de ser chamado é de puxador! - e baluarte da Piedade dando o grito de guerra da escola do coração! "Papito", em todos os seus 83 anos de vida, nunca cantou em outra escola que não a Piedade. E era o puxador no último campeonato da escola, em 1986, há mais de 30 anos. O tema do enredo, adivinha? O café, que também foi trazido como tema neste ano. Será que vem aí?

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.