Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Cariacica

Após vídeos na internet, 5 crianças são resgatadas de situação precária no ES

O caso mais grave envolve o bebê da família, com idade estimada entre 7 e 9 meses. A criança foi encaminhada inicialmente para um abrigo e depois internada com queimaduras na mão e na boca, além de suspeita de sarna

Públicado em 

03 jan 2026 às 13:07
Tiago Alencar

Colunista

Tiago Alencar

Cinco irmãos foram acolhidos pelo Conselho Tutelar de Cariacica após uma operação realizada nesta semana no bairro Nova Esperança. A ação foi motivada por vídeos divulgados nas redes sociais que mostravam crianças sozinhas na rua, por volta da meia-noite.
O caso mais grave envolve o bebê da família, com idade estimada entre 7 e 9 meses. A criança foi encaminhada inicialmente para um abrigo, onde foram identificadas queimaduras na mão e na boca. Em seguida, o bebê foi levado para o Pronto Atendimento de Alto Laje, também em Cariacica, onde permanece internado até o início da tarde deste sábado, para exames clínicos e laboratoriais, também sob suspeita de sarna.
Ao chegar ao local, os conselheiros encontraram a mãe das crianças na residência. Em conversa com a reportagem da TV Gazeta, o conselheiro tutelar Jean Cleres Santana ressaltou que apesar de os vídeos não configurarem, por si só, abandono de incapaz, o ambiente interno do imóvel foi considerado crítico, com sinais claros de vulnerabilidade social.
Resgate de cinco irmãos expõe cenário de fome e vulnerabilidade em Cariacica Crédito: Reprodução/TV Gazeta
Ainda segundo o conselheiro, a casa apresentava condições precárias de higiene e não havia alimentos disponíveis. As crianças estavam deitadas no chão, em um espaço insalubre e desorganizado.
O conselheiro também relatou que, durante o deslocamento até o abrigo, os menores afirmaram que não haviam almoçado naquele dia. O único alimento ingerido teria sido um pedaço de pão para cada um.
Os outros quatro irmãos, incluindo uma menina de 10 anos, foram encaminhados para um abrigo municipal. A mãe não foi detida, pois não houve flagrante de maus-tratos ou abandono no momento da abordagem. O caso será analisado pela Vara da Infância e da Juventude de Cariacica.
O Conselho Tutelar reforça a importância da denúncia formal em situações semelhantes. Jean Cleres Santana orienta que a população acione os órgãos competentes em vez de apenas registrar imagens.
“Em vez de fazer vídeo, denuncie. Ligue para o 190, faça denúncia anônima pelo 181, procure o Conselho Tutelar do município ou utilize o Disque 100. O Conselho só consegue agir quando é informado”, destacou Jean.
Resgate de cinco irmãos expõe cenário de fome e vulnerabilidade em Cariacic
Resgate de cinco irmãos expõe cenário de fome e vulnerabilidade em Cariacica Crédito: Reprodução/TV Gazeta
*Com informações de Tarciane Vasconcelos, repórter da TV Gazeta

Tiago Alencar

Graduado pela Faesa, com cursos de extensao profissional em assessoria de imprensa, gerenciamento de crise e Comunicacao e Midia/ Multimidia pelo Centro Universitario Belas Artes de Sao Paulo, atua como reporter de Politica em A Gazeta. Antes, passou pela assessoria do TJES e da Ales e pelos jornais A Tribuna e Folha Vitoria.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
A verdadeira identidade da autora do best-seller 'A Empregada', Freida McFadden
Imagem de destaque
Câmara do ES abre concurso público com salário de até R$ 8,3 mil
Imagem de destaque
O 'pulo do gato": por que esperar pelos juros baixos pode custar caro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados