> >
Após alta procura, unidades de saúde terão horário ampliado em Vitória

Após alta procura, unidades de saúde terão horário ampliado em Vitória

A Capital registrou recorde de procura por atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome respiratória em PA no último domingo (26)

Publicado em 27 de dezembro de 2021 às 12:48

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou em entrevista à CBN Vitória, na manhã desta segunda-feira (27), que as unidades de saúde da Capital vão funcionar até mais tarde e também aos fins de semana. A mudança se dá em um momento que o sistema de saúde do município registra alta procura de pessoas com síndrome respiratória. Os prontos atendimentos já funcionam 24h e a prefeitura estuda agora ampliar os horários das unidades de saúde.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram a pressão sobre os prontos atendimentos da cidade. O de São Pedro, por exemplo, realizou 389 atendimentos somente no domingo (26). Na semana passada, o total de pessoas atendidas foi de 730. Como comparação, os índices superam a média de 400 pessoas atendidas por semana em abril de 2021, durante o agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em entrevista à CBN Vitória. (Patrícia Vallim/CBN Vitória)

Pazolini ressaltou que a alta procura dos munícipes leva a prefeitura a adotar essa medida de ampliação dos horários. A mudança visa reduzir o tempo de espera e distribuir o fluxo ao longo da semana. Segundo o chefe do executivo municipal, o anúncio oficial com a decisão será feito nos próximos dias. 

A reportagem de A Gazeta procurou a Semus para saber mais detalhes da afirmação do prefeito. A pasta explicou que, atualmente, os PAs já funcionam 24 horas e que algumas unidades de saúde ficam abertas até as 17h e/ou 21h. A Semus ressaltou que está fechando o estudo e divulgará, em breve, os novos horários das unidades. 

EPIDEMIA DE GRIPE

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Espírito Santo passa por uma epidemia de gripe. Algumas cidades capixabas chegaram a registrar crescimento de até 80% na demanda de pacientes com sintomas gripais. Em diferentes regiões, há registros de postos de saúde lotados com pacientes se queixando de febre acompanhada de tosse e/ou dor na garganta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais