> >
Epidemia de gripe faz busca por atendimento crescer até 80% em cidades do ES

Epidemia de gripe faz busca por atendimento crescer até 80% em cidades do ES

Em meio a alta de casos de infecção de influenza nas últimas semanas, alguns municípios capixabas já estão com sobrecarga das unidades de saúde e precisando reforçar o atendimento

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 15:24- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura

aumento de casos de gripe nas últimas semanas tem sobrecarregado as unidades de atendimento de saúde em vários municípios do Espírito Santo. Algumas cidades já chegam a registrar crescimento de até 80% na demanda de pacientes com sintomas.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que, “desde o fim de semana do dia 17/12 observa-se um aumento expressivo na procura dos serviços de Pronto Atendimento, acarretando sobrecarga nos serviços. Deste aumento, observa-se que a maioria dos pacientes apresentam síndrome gripal.”

Gripe faz busca por atendimento crescer até 80% em cidades do ES

O município esclareceu ainda que há uma estabilidade na procura, mas que esta é acima da normalidade para o período, e que os dois serviços de Pronto Atendimento, na Glória e em Cobilândia, e as 21 unidades de saúde de Vila Velha estão preparadas para o atendimento das síndromes gripais.

Pronto Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha
Pronto Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha. (Diony Silva/TV Gazeta)

Em Guarapari, cidade vizinha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há registro de surto de gripe, nem houve aumento da demanda por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o tempo de espera é de 15 a 20 minutos.

“A vacina da gripe está disponível em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina, das 07h30 às 15h. Qualquer pessoa com idade superior a seis meses deve ser vacinada contra a Influenza.”

Na Serra, por outro lado, foi percebido um um aumento de cerca de 60% no número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede. Diante dessa situação de emergência, a Secretaria da Saúde da cidade reforçou o atendimento aos pacientes no município.

Até o final de dezembro, na unidade de Novo Horizonte, os atendimentos para os casos de síndrome gripal serão reforçados, com mais médicos atuando na unidade, segundo informou a prefeitura. A unidade já funciona em horário estendido, até as 19 horas.

Além disso, nesta segunda-feira (21), as unidades de saúde de Jacaraípe e Serra Dourada funcionarão até as 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa também recebeu reforço médico em função da epidemia de gripe.

“Vale a pena ressaltar que, nesta semana, a vacinação contra a Influenza, por livre demanda, vai acontecer até dia 23, nas unidades de saúde e nos shoppings Laranjeiras e Montserrat, em Colina de Laranjeiras, onde há ação de vacinação extramuros. A Secretaria de Saúde da Serra recomenda aos moradores que confiram, na unidade de saúde mais próxima da casa deles, se estão fazendo e vacina contra a gripe e os horários das salas de imunização.”

Em Aracruz, no Norte do Estado, a prefeitura decretou situação de alerta para síndrome gripal no sábado (18) devido ao aumento de casos nas últimas semanas. O Hospital São Camilo, o único da cidade, informou, na ocasião, que está com 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados por pacientes com o vírus.

Nesta segunda (20), a Secretaria de Saúde informou que o município mantém o alerta para o aumento de casos de influenza. “Até o momento não houve redução no atendimento. A secretaria recomenda que a população mantenha os protocolos para que não haja uma sobrecarga nos serviços de atendimento das unidades de saúde, UPA e PA.”

Do dia 25/11 até o dia 17/12 foram vacinadas mais de 3 mil pessoas com a vacina contra gripe, um número positivo diante do atual cenário vivenciado de casos gripais.  "A adesão da população está além do esperado. A secretaria vem realizando vacinação extra muro toda terça-feira no Shopping Oriundi das 16h às 20h, além das unidades que mantém o atendimento de 8h às 15h30."

Em Cachoeiro de Itapemirim, na Região Sul, a Secretaria de Saúde apontou que o surto de Influenza elevou consideravelmente a procura pelas UPAs e no Pronto Atendimento Paulo Gomes. “Nossa demanda aumentou cerca de 80% dos usuários com sintomas gripais.”

No dia 22/12, a Prefeitura de Vitória  informou que o aumento da procura pelos serviços de saúde por conta da gripe no Pronto Atendimento de São Pedro foi de 71% e  no PA da Praia do Suá foi de 41% e que mantêm escalas reforçadas para atender à demanda. "Temos 25 pacientes internados aguardando transferência para hospitais e temos observado aumento de sintomáticos, mas com sintomas leves e sem sinal de maior gravidade", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen.

A Secretaria de Saúde de Colatina também apontou que houve um aumento considerável na procura pelas unidades de saúde e disse que reforçou o atendimento aos pacientes no município. Segundo a prefeitura, há vacinas contra a gripe em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina e também no ponto de vacinação contra a Covid-19, no Terminal de ônibus em frente a Prefeitura de Colatina, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16 horas. 

Já em Cariacica, o aumento de casos de síndromes gripais ocasionou também  o aumento da demanda por vacinação. Os munícipes poderão se imunizar sem agendamento até as 16 horas do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A vacinação acontece no Supermercado Casagrande de Campo Grande nesta semana, das 8h30 às 16 horas, até esta sexta-feira (24).

A reportagem também procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a prefeitura de Linhares. Assim que houver uma resposta, o texto será atualizado.

EPIDEMIA NO ESPÍRITO SANTO

A secretaria de Saúde do Espírito Santo já afirmou que o Estado passa por uma epidemia de gripe. Há registros, em diferentes regiões, de postos de saúde lotados de pacientes com sintomas gripais: febre acompanhada de tosse e/ou dor na garganta.

O vírus da influenza pode causar também a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que o paciente evolui para um estado mais grave e pode até morrer.

Este vídeo pode te interessar

Errata Atualização
22 de dezembro de 2021 às 14:28

A Prefeitura de Vitória, nesta quarta-feira, 22/12, informou os percentuais de aumento da demanda nos PAs de São Pedro e da Praia do Suá por causa de gripe e a informação foi acrescentada ao texto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais