ASSINE

Epidemia de gripe no ES: saiba como prevenir a doença

A importância da prevenção da gripe está no combate às suas complicações, como a pneumonia, que pode ter consequências fatais

Tempo de leitura: 2min
Vitória
Publicado em 16/12/2021 às 18h33
Secretaria Municipal de Saúde alerta para vacinação contra a gripe em Cachoeiro
A maneira mais eficaz de prevenir a doença é por meio da vacinação, promovida em campanhas anualmente. Crédito: Divulgação - Márcia Leal /Prefeitura de Cachoeiro

As unidades de pronto atendimento dos municípios do Espírito Santo e até de hospitais privados estão lotadas de pacientes com sintomas gripais.  Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Espírito Santo já dá sinais de atravessar uma epidemia de gripe. Diante desse cenário, é importante saber se prevenir contra mais esse vírus, que também pode ter consequências sérias, principalmente para grupos mais vulneráveis. 

A importância da prevenção da gripe está no combate às suas complicações, já que ela pode evoluir para uma pneumonia, com consequências fatais. A população mais exposta a esse risco são idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares. O jeito mais eficaz de evitar pegar a doença é a vacinação, promovida em campanhas anualmente.

Porém, há outras ações que contribuem para evitar que a população fique doente. Segundo especialistas, nossos hábitos e cuidados de rotina fazem toda diferença, e já se mostraram eficientes na pandemia da Covid-19.

MITOS SOBRE A GRIPE

Tão importante quanto tomar as medidas que comprovadamente previnem a gripe, é desfazer os mitos sobre o vírus. O primeiro deles é o de que ele pode ser transmitido pela vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus inativado. Portanto, é 100% segura e não é capaz de provocar a doença nas pessoas vacinadas.

Outro mito é o de que as pessoas que tomaram a vacina uma vez ficam imunizadas para sempre. Além da alta mutabilidade do vírus da gripe, que faz com que a vacina seja atualizada anualmente para conter novas variantes, a força da resposta imune proporcionada pela vacina cai depois de 12 meses. 

CONFIRA SEIS DICAS PARA PREVENIR A GRIPE

  1. 01

    Máscara, distanciamento social e álcool em gel.

    A máscara, o distanciamento e o uso do álcool 70%  viraram acessório obrigatório na pandemia de Covid-19, e são importantes aliados também para evitar outras doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

  2. 02

    Ambientes bem ventilados

    Para não pegar uma gripe ou mesmo não transmitir o vírus para outras pessoas, é ideal evitar ambientes fechados ou com ventilação artificial, como ar-condicionado e ventilador. O ambiente aberto e bem ventilado naturalmente evita que os ocupantes fiquem respirando o mesmo ar, o que diminui a propagação da gripe.

  3. 03

    Lavar as mãos com frequência

    Lavar as mãos é uma atitude simples e eficiente na prevenção da gripe. Sempre que chegar a um local, seja em casa ou no trabalho, lave as mãos. Isso também evita, caso você esteja gripado, contaminar outras pessoas.

  4. 04

    Não compartilhe objetos pessoais e higienize-os

    Copos, talheres, canetas, smartphones entre outros itens pessoais não devem ser compartilhados, na medida do possível. Se isso ocorrer ou você deixar seus objetos pessoais sobre uma superfície compartilhada, faça a higienização deles.

  5. 05

    Evite tocar os olhos, boca e nariz

    O contágio da gripe ocorre quando o vírus entra em contato com as nossas mucosas, como olhos, nariz e boca. Por isso, especialmente quando estamos na rua ou em um ambiente compartilhado, o ideal é evitar levar as mãos a essas partes do corpo. Caso isso seja necessário, lembre-se de lavar as mãos antes e depois.

  6. 06

    Tenha uma dieta balanceada e pratique exercícios

    Uma dieta balanceada e nutritiva é uma boa forma de evitar as consequências negativas da gripe, já que ela fortalece o organismo e a imunidade, assim como a prática de atividades físicas.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.