> >
PA registra recorde de procura por atendimentos em Vitória

PA registra recorde de procura por atendimentos em Vitória

Prefeitura informou que nem durante o agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado a procura foi tão grande na unidade de São Pedro

Publicado em 27 de dezembro de 2021 às 07:40

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

O Pronto Atendimento de São Pedro, no bairro de mesmo nome, em Vitória, registrou recorde de procura por atendimentos neste domingo (26). A quantidade de pessoas com síndrome respiratória apresentou aumento expressivo. Segundo informações da Prefeitura de Vitória, nem durante a maior onda da pandemia de Covid-19 a unidade registrou tanta procura.

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostra que, somente no domingo (26), 389 pessoas foram atendidas no PA com queixas de síndrome respiratória. Na semana anterior, o total de atendimentos foi de 730. Como comparação, em abril de 2021, em meio ao agravamento da pandemia no Estado, a média de atendimentos era de 400 pessoas por semana. 

Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória
Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)
PA registra recorde de procura por atendimentos em Vitória

A pressão sobre o sistema de saúde foi registrada em reportagem da TV Gazeta. Com alta demanda também no PA da Praia do Suá, alguns pacientes foram transferidos para o PA de São Pedro, sobrecarregando ainda mais a unidade. A secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen, ressaltou que a demora no atendimento é devido à alta demanda.

"O PA está funcionando com 13 médicos atendendo neste domingo (26), mas a demanda está muito acima da média normal. As equipes atuam com o objetivo de minimizar o tempo de espera. Somos solidários aos cidadãos que buscam as nossas unidades e estamos monitorando o tempo de espera, atuando para oferecer o melhor atendimento possível dentro do quadro que ora se apresenta. Essa é uma situação absolutamente fora da normalidade. Em 12 horas atendemos a quantidade de pacientes equivalente a uma semana devido ao aumento de casos de síndrome respiratória", declarou Thais Cohen, na noite deste domingo.

UNIDADES DE SAÚDE TERÃO HORÁRIO AMPLIADO

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) disse à CBN Vitória, na manhã desta segunda-feira (27), que as unidades de saúde na Capital terão o horário de funcionamento ampliado. O motivo, segundo o chefe do Executivo municipal, é a alta procura dos munícipes por atendimento médico. Pazolini informou ainda que o anúncio oficial será feito nos próximos dias. 

EPIDEMIA DE GRIPE

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Espírito Santo passa por uma epidemia de gripe. Algumas cidades capixabas chegaram a registrar crescimento de até 80% na demanda de pacientes com sintomas gripais. Em diferentes regiões, há registros de postos de saúde lotados com pacientes se queixando de febre acompanhada de tosse e/ou dor na garganta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais