> >
Aglomerações no ES: “Não está escrito na testa se tem ou não Covid”, alerta subsecretário

Aglomerações no ES: “Não está escrito na testa se tem ou não Covid”, alerta subsecretário

De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ainda há pessoas ficando doentes e morrendo, o que indica que o novo coronavírus ainda está em circulação

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 12:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Moradores de Jardim da Penha denunciam baile clandestino na Rua da Lama
Denúncia de aglomeração na Rua da Lama. (Reprodução / Internautas)

Diante dos muitos registros de aglomeração e desrespeito às orientações de prevenção ao contágio do novo coronavírus na Grande Vitória, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, fez novamente um alerta à população sobre a transmissão da Covid-19.

Ele citou as pessoas, principalmente os jovens, que passaram a se aglomerar em bares, casas noturnas e praias, sem a utilização de máscaras e sem manter o distanciamento. De acordo com o subsecretário, ainda há pessoas ficando doentes e morrendo, o que indica que o novo coronavírus está em circulação.

Aspas de citação

Ainda temos casos, temos transmissão, temos óbitos. Então, a doença ainda está circulando entre nós. Não está escrito na testa de ninguém se tem ou não tem Covid. Manter o distanciamento, utilizar máscara e manter a higienização das mãos é fundamental para não se contaminar e não contaminar a família – seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó ou aquele que você ama

Luiz Carlos Reblin
Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde
Aspas de citação

Apesar da Grande Vitória registrar uma redução de casos e mortes pela Covid-19, Reblin afirma que não há segurança para garantir que o desrespeito às regras não irá interferir nesse movimento.

“Neste momento, ainda não temos a interferência sobre novos casos e óbitos. Mas, ainda não temos a segurança absoluta se não haverá interferência nos próximos dias. Portanto, manter essas regras de distanciamento e utilização de máscaras é fundamental”, destacou.

Sobre mecanismos de proteção e a chamada “imunidade de rebanho”, o subsecretário destacou que não há estudos que comprovem essas possibilidades e que, por isso, o fundamental é se proteger.

“Obviamente que ainda o mundo estuda se existe algum mecanismo prévio de proteção às pessoas por infecção por outros coronavírus, se a imunidade de rebanho discutida, qual é o número de pessoas que a doença precisaria contaminar para causar essa imunidade de rebanho. Ainda tem muitos estudos em andamento e não há nada totalmente fechado sobre essa situação (...) Manter as regras ainda é fundamental entre nós”, completou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais