> >
Desfile de 7 de Setembro em Brasília é cancelado para evitar aglomeração

Desfile de 7 de Setembro em Brasília é cancelado para evitar aglomeração

O evento já foi usado pelo presidente Jair Bolsonaro como um teste de popularidade

Publicado em 7 de agosto de 2020 às 14:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Com o intuito de evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Defesa decidiu cancelar a realização do tradicional desfile de Sete de Setembro, Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O Brasil registra cerca de 3 milhões de casos de Covid-19 e quase 100 mil mortes decorrentes da doença.

Desfile de Sete de Setembro, Dia da Independência, em Brasília
Desfile de Sete de Setembro, Dia da Independência, em Brasília, em 2018. (Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, determinou, por meio de uma portaria, que os comandantes da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira orientem suas respectivas Forças a se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos relativos ao 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, como desfiles, paradas, demonstrações ou outros que possam causar concentração de pessoas.

A decisão está formalizada no Diário Oficial da União (DOU) e, na prática, cancela o tradicional desfile de Sete de Setembro, que reúne, além dos militares, altas autoridades, como o presidente da República, estudantes que participam da parada, além de uma grande plateia formada por pessoas de todo o Distrito Federal e de outros Estados.

"Tradicionalmente as Forças Armadas estão envolvidas junto com a sociedade nos festejos relacionados à Semana da Pátria, que marca a data de emancipação do Brasil, ocasião em que é estimulada a ampla manifestação dos valores cívicos em todo território nacional, por meio de atividades culturais e solenidades específicas", comenta a portaria.

"Todavia, como é de amplo conhecimento, o País, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia do COVID-19, não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação", acrescenta, destacando ainda que "as condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil".

O evento já foi usado pelo presidente Jair Bolsonaro como um teste de popularidade. No ano passado, após pesquisas mostrarem um aumento da reprovação do governo, Bolsonaro aproveitou a data de 7 de setembro para conclamar que as pessoas saíssem de verde e amarelo nas ruas, em uma demonstração de apoio ao seu governo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais