> >
Academias seguem com restrições de alunos em cidades de risco alto

Academias seguem com restrições de alunos em cidades de risco alto

Anúncio do governo que retira limitação de usuários é válida apenas para municípios em risco moderado. Na Grande Vitória, Viana é o único autorizado a flexibilizar as regras

Publicado em 11 de julho de 2020 às 13:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
As academias estão fechadas desde quinta-feira no ES por causa do coronavírus
Governo retirou limitação de alunos em cidades com risco moderado. Na Grande Vitória, todas estão em risco alto, com exceção de Viana. (Divulgação)

Durante o anúncio da nova Matriz de Risco do governo do Estado, com atualização das diretrizes para classificar o grau de perigo do contágio do novo coronavírus em cada município, o governador Renato Casagrande informou uma mudança na flexibilização das academias. Em cidades em que o risco esteja moderado, não há mais a limitação máxima de cinco alunos de forma simultânea, a partir da próxima semana. No entanto, nas cidades com risco alto, as regras de restrição permanecem.

Sendo assim, de acordo com o novo Mapa de Risco divulgado neste sábado (11), em 41 municípios capixabas - incluindo toda a Grande Vitóriacom exceção de Viana que saiu do risco alto para o moderado - as academias continuam com o funcionamento permitido dentro das regras informadas no dia 23 de maio, na Portaria Nº 094-R. Ou seja, com a limitação máxima de cinco alunos de forma simultânea e mediante agendamento.

Além disso, para todas as cidades, independentemente do risco alto ou moderado, o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários deve ser seguido.

NOVA MATRIZ DE RISCO

As novas regras foram anunciadas pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (10), durante a apresentação da nova Matriz de Risco. Para distinguir os diferentes momentos da pandemia em cada local, a matriz passará a considerar os dados de pessoas contaminadas e de mortos por coronavírus registrados nos últimos 28 dias. Até então, era contabilizada toda a série histórica, desde a chegada do vírus ao Estado. O coeficiente de incidência, que é o número de casos confirmados em relação à população, também sofrerá a mesma alteração.

O Mapa de Risco atualizado, já considerando a nova matriz, foi divulgado na manhã deste sábado (11). Nele, dez municípios capixabas passam a integrar o grupo daqueles classificados como de alto risco para o contágio pelo novo coronavírus a partir desta segunda-feira (13). São eles: Afonso CláudioApiacáAtílio VivácquaBrejetubaJerônimo MonteiroMimoso do SulPinheirosSooretamaVenda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Apesar da mudança, o Espírito Santo continua com 41 municípios nesta categoria. Isso porque Boa EsperançaDivino de São LourençoFundãoGuaçuíJoão NeivaMontanhaMucuriciPonto BeloSanta Teresa e Viana passaram para o risco moderado, composto, ao todo, por 37 cidades.

Divulgado neste sábado (11), 13º mapa de risco do ES vale até o próximo domingo (19)
Divulgado neste sábado (11), 13º mapa de risco do ES vale até o próximo domingo (19). (Divulgação | Governo do Espírito Santo)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais