ASSINE

Academias seguem com restrições de alunos em cidades de risco alto

Anúncio do governo que retira limitação de usuários é válida apenas para municípios em risco moderado. Na Grande Vitória, Viana é o único autorizado a flexibilizar as regras

Publicado em 11/07/2020 às 13h11
Atualizado em 11/07/2020 às 13h11
As academias estão fechadas desde quinta-feira no ES por causa do coronavírus
Governo retirou limitação de alunos em cidades com risco moderado. Na Grande Vitória, todas estão em risco alto, com exceção de Viana. Crédito: Divulgação

Durante o anúncio da nova Matriz de Risco do governo do Estado, com atualização das diretrizes para classificar o grau de perigo do contágio do novo coronavírus em cada município, o governador Renato Casagrande informou uma mudança na flexibilização das academias. Em cidades em que o risco esteja moderado, não há mais a limitação máxima de cinco alunos de forma simultânea, a partir da próxima semana. No entanto, nas cidades com risco alto, as regras de restrição permanecem.

Sendo assim, de acordo com o novo Mapa de Risco divulgado neste sábado (11), em 41 municípios capixabas - incluindo toda a Grande Vitóriacom exceção de Viana que saiu do risco alto para o moderado - as academias continuam com o funcionamento permitido dentro das regras informadas no dia 23 de maio, na Portaria Nº 094-R. Ou seja, com a limitação máxima de cinco alunos de forma simultânea e mediante agendamento.

Além disso, para todas as cidades, independentemente do risco alto ou moderado, o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários deve ser seguido.

NOVA MATRIZ DE RISCO

As novas regras foram anunciadas pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (10), durante a apresentação da nova Matriz de Risco. Para distinguir os diferentes momentos da pandemia em cada local, a matriz passará a considerar os dados de pessoas contaminadas e de mortos por coronavírus registrados nos últimos 28 dias. Até então, era contabilizada toda a série histórica, desde a chegada do vírus ao Estado. O coeficiente de incidência, que é o número de casos confirmados em relação à população, também sofrerá a mesma alteração.

O Mapa de Risco atualizado, já considerando a nova matriz, foi divulgado na manhã deste sábado (11). Nele, dez municípios capixabas passam a integrar o grupo daqueles classificados como de alto risco para o contágio pelo novo coronavírus a partir desta segunda-feira (13). São eles: Afonso CláudioApiacáAtílio VivácquaBrejetubaJerônimo MonteiroMimoso do SulPinheirosSooretamaVenda Nova do Imigrante e Vila Valério.

Apesar da mudança, o Espírito Santo continua com 41 municípios nesta categoria. Isso porque Boa EsperançaDivino de São LourençoFundãoGuaçuíJoão NeivaMontanhaMucuriciPonto BeloSanta Teresa e Viana passaram para o risco moderado, composto, ao todo, por 37 cidades.

Divulgado neste sábado (11), 13º mapa de risco do ES vale até o próximo domingo (19)
Divulgado neste sábado (11), 13º mapa de risco do ES vale até o próximo domingo (19). Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.