> >
Igreja dos Reis Magos será reaberta na próxima segunda-feira (2)

Igreja dos Reis Magos será reaberta na próxima segunda-feira (2)

Patrimônio tombado pelo Iphan passou por uma restauração no último ano. Prefeitura da Serra espera aumentar número de visitantes nestas férias

Publicado em 27 de novembro de 2019 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 27/11/2019 - ES - Serra - Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ. (Ricardo Medeiros)

Uma das construções mais antigas e rústicas do país e um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada no município de Nova Almeida, na Serra, já tem data para sua reabertura. Após um ano de trabalhos de restauração, a igreja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será reaberta numa cerimônia para a comunidade no dia 2 de dezembro, às 14h30.

"A abertura está confirmada para o dia 2, a não ser que aconteça alguma coisa como a previsão de chuvas", alerta o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alexandre Motta. Estão previstas as participações do Ministro do Turismo, Marcelo álvaro Antônio, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o governador Renato Casagrande.

Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, recebe os últimos retoques. (Ricardo Medeiros)

A igreja foi construída na segunda metade do século XVI e abriga uma das primeiras pinturas a óleo sobre madeira feitas no Brasil. O quadro Adoração dos Reis Magos, com a imagem de Nossa Senhora e do menino Jesus nos braços, passou por processo de higienização durante a reforma.

Foram investidos R$ 720 mil do Iphan que resultaram em reparos no telhado, alvenarias, pisos, forros e substituição de equipamentos elétricos e hidráulicos.  Além do Iphan, a Prefeitura da Serra investiu mais R$ 150 mil na reforma.

"Restauramos os sinos da igreja, de acordo com as normas do Iphan, que estarão funcionando na inauguração da igreja", destaca o secretário.

Agora, a prefeitura espera um aumento no número de visitantes, pelo menos no período de férias. "Este é o segundo ponto turístico de maior visitação no Espírito Santo. Recebemos 2 mil turistas por mês quando entramos nas férias. Com esta reestruturação, as pessoas já estão procurando saber sobre a reabertura. Assim, a expectativa é recebermos 3,5 mil visitantes por mês neste período turístico, que vai de dezembro a fevereiro", detalha Motta.

A Igreja dos Reis Magos ficará aberta das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. De sexta a domingo, a visitação será estendida no períoro de férias. "De sexta a domingo, a tendência é que a gente estenda o horário de visitação devido ao fluxo turístico no município. Com a demanda de ser o segundo ponto turístico mais visitado do ES, queremos ampliar a visitação em uma hora e meia. Assim, a igreja estará aberta das 7h30 às 18h nestes dias", explica Motta.

Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida. (Ricardo Medeiros)

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que a obra de conservação tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do patrimônio cultural. “A prefeitura fez sua parte contribuindo na restauração para que esse bem tão importante seja conhecido e cuidado por toda a comunidade e os turistas que visitam a cidade”, destacou.

Jesuítas e o patrimônio cultural brasileiro

No Espírito Santo, são quatro os bens de origem jesuítica considerados Patrimônio Nacional: a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Residência, em Anchieta; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari; a Igreja e Residência dos Reis Magos, na Serra; e a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Viana.

Este vídeo pode te interessar

Além desses, existem outros três bens tombados pelo Conselho Estadual de Cultura: a Igreja de São João de Carapina, na Serra; a Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy; e o Palácio Anchieta, em Vitória. Contudo, entre os vários aldeamentos jesuítas por todo o Brasil, a dos Reis Magos impressiona por ser um dos poucos conjuntos sem muitas alterações ao longo de quatro séculos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais