> >
Patrimônio histórico, Igreja dos Reis Magos será restaurada na Serra

Patrimônio histórico, Igreja dos Reis Magos será restaurada na Serra

Obra deve ser entregue em 10 meses. Assinatura da ordem de serviço acontece na quarta-feira (14)

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 22:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida, foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1947. (Gazeta Online)

Um dos bens culturais mais preciosos do Espírito Santo vai ser restaurado. A Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, construída entre 1580 e 1615, receberá investimentos de, aproximadamente, R$ 720 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ordem de serviço será assinada na próxima quarta-feira (14), às 10 horas, pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, em cerimônia que contará com a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do prefeito da Serra, Audifax Barcelos. A obra está prevista para ficar pronta em dez meses.

Serão realizadas ações no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. Também será feita a recomposição de piso do pátio e da Igreja, a substituição de elementos elétricos e a realização de intervenções em elementos artísticos, como, por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos. 

O prefeito Audifax Barcelos destaca a importância do patrimônio. “A Igreja e Residência dos Reis Magos é um dos mais importantes símbolos do Estado e da Serra. É o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Além de ajudar a contar parte da história da cidade, atrai visitantes e gera renda para o município. A conservação desse patrimônio é um marco e deve ser comemorada”.

A presidente do Instituto, Kátia Bogéa, destaca que a igreja é um dos símbolos da presença jesuíta no Brasil. “Essa edificação secular, por sua excepcionalidade, está inscrita nos livros de Belas Artes e Histórico. Manter viva essa memória exige permanente atenção por parte de toda a comunidade e dos poderes públicos”, afirma.

A obra de conservação que será iniciada tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do patrimônio cultural tombado pelo Iphan em 1943, para que o bem possa ser usufruído por toda a comunidade e pelos turistas que visitam a cidade.

Jesuítas e o patrimônio cultural brasileiro

Criado em 1937, com a finalidade de promover a preservação do patrimônio cultural do Brasil, o Iphan incluiu o expressivo legado jesuítico em suas primeiras ações de proteção e conservação. Foram onze tombamentos logo em 1938, entre os quais a Catedral Basílica de Salvador (BA), o Seminário de Olinda (PE), a Capela de São Pedro d’Aldeia (RJ), o antigo Colégio de Paranaguá (PR) e as ruínas da igreja de São Miguel (RS). Paralelamente aos acautelamentos pioneiros, foram realizados detalhados estudos sobre a contribuição dos jesuítas nas artes plásticas e arquitetura.

No Espírito Santo, são quatro os bens de origem jesuítica considerados Patrimônio Nacional: a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Residência, em Anchieta; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari; a Igreja e Residência dos Reis Magos, na Serra; e a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Viana.

Além desses, existem outros três bens tombados pelo Conselho Estadual de Cultura: a Igreja de São João de Carapina, na Serra; a Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy; e o Palácio Anchieta, em Vitória. Contudo, entre os vários aldeamentos jesuítas por todo o Brasil, a dos Reis Magos impressiona por ser um dos poucos conjuntos sem muitas alterações ao longo de quatro séculos.

Este vídeo pode te interessar

Para Frei Diniz, pároco da cidade, a conservação é importante para a população da Serra. “Convido a comunidade para participar, aqui na igreja, dessa cerimônia para demonstramos que valorizamos e estamos cuidando muito bem desse bem cultural que está em nossa cidade, mas é patrimônio do Brasil”, conclui.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais