> >
Roteirista de 'Os Simpsons' nega que série tenha previsto coronavírus

Roteirista de 'Os Simpsons' nega que série tenha previsto coronavírus

Em quarta temporada, Marge furta farmácia para salvar família que estaria com ‘gripe de Osaka’

Publicado em 17 de março de 2020 às 14:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os Simpsons. (Divulgação/Fox)

Não é de hoje que Os Simpsons são alvos de especulações sobre previsões. Desta vez, o tema é o novo coronavírus. "A ideia de que alguém se aproprie dela (história) para fazer com que o coronavírus pareça uma trama asiática é nojento. Não gosto que seja usado para fins nefastos", declarou o co-roteirista Bill Oakley, em entrevista ao The Hollywood Repórter.

Internautas de todo o mundo estão comparando a pandemia de covid-19 com um episódio da 4ª temporada, Marge in Chains, lançado em 1993.

Nele a cidade onde vivem os personagens, Springfield, é atingida pela Osaka Flu, ou Gripe de Osaka, que seria transmitida em caixas com sucos comprados de uma empresa japonesa pelos moradores. O paralelo, entretanto, tem ignorado o fato de a cidade de Osaka ficar no Japão, e não na China, onde o surto de coronavírus começou.

Oakley conta que lembra de epidemia de gripe nos anos 1960, originária da Ásia, e que isso pode ter inspirado no momento de escrever o episódio. "Acredito que o mais antecedente (à gripe de Osaka) foi a gripe de Hong Kong de 68. Era apenas uma brincadeira rápida sobre como a gripe chegou aqui", disse. "Era absurdo que alguém pudesse tossir dentro da caixa e o vírus sobrevivesse por oito semanas na caixa. É um desenho animado."

Ele reconhece que alguns casos de Os Simpsons podem ter "previsto o futuro", mas ressaltou: "É apenas uma coincidência, porque os episódios são tão antigos que a história se repete. A maioria desses episódios é baseada em coisas que aconteceram nos anos 60, 70 ou 80". A série está em sua 31ª temporada.

Este vídeo pode te interessar

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais