> >
Fernanda Cabral reflete queimadas em disco com participação de Ney Matogrosso

Fernanda Cabral reflete queimadas em disco com participação de Ney Matogrosso

Em novo álbum produzido pelo selo de Ney, a artista reflete sobre o meio ambiente e fala sobre queimadas no Pantanal e desmatamento da Amazônia ao cantar sobre as belezas naturais do Brasil

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 16:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A cantora e compositora Fernanda Cabral
A cantora e compositora Fernanda Cabral. (André Amaro)

Há oito anos de volta ao Brasil depois de uma longa temporada na Espanha, Fernanda Cabral sentiu falta de mostrar sua reconexão com o País. Por isso, decidiu cantar as belezas que desde 1500 encantam os europeus, quando os colonizadores descobriram a promessa da terra mais fértil do mundo em solo brasileiro. Nessa influência do Velho Mundo mesclada aos gritos indígenas, a artista pretende, justamente, promover reflexão e exaltar seu retorno às origens em Tatuagem Zen, seu novo disco.

"Voltei há oito anos. Morei em São Paulo, no Rio... E esse ano que passei no Rio foi muito fértil", fala, em bate-papo com o Divirta-se. Além de "Pássaro", que Fernanda canta acompanhada de Ney Matogrosso - selo que assina a produção do disco, inclusive -, a cantora lança outras 11 músicas que abordam a mesma temática com sonoridade calma.

A cantora e compositora Fernanda Cabral
A cantora e compositora Fernanda Cabral. (Márcio Scavone)

"É um disco que fala de questões pessoais, mas sempre por meio da natureza. É um disco muito ligado aos poetas... Quis me colocar mais no lugar do melodista e de estar com minha música a serviço da poesia, da letra. Então tem esse diferencial", resume.

Fernanda, que lançou seu primeiro disco da carreira em 2011, o "Praianos", chega em 2020 com sua versão voz e violão mais madura, mas mantendo essas essências sonoras que, segundo ela, são espontâneas e espelham os momentos pelos que ela vive. "Cada canção é um momento. E nesse caso, principalmente, foi para mim muito importante deixar tudo claro. Mas as coisas, se você olhar, se você vir as letras, tem um caminho em comum, mas é a relação com a natureza. É o aspecto mais forte", conclui.

Durante a entrevista, a artista também lamentou a questão das queimadas no Pantanal e desmatamento da Amazônia, falou de expectativas para os próximos meses de carreira e reiterou seu compromisso artístico de dar voz a questões sociais.

  • Aspas de citação

    Meu processo de composição costuma ser bem lento. É um disco que vem sendo gestado há oito anos. Meu primeiro disco foi em 2011 e tem uma distância de nove anos, só para se ter uma ideia. Então são canções que foram realmente compondo todo um repertório que também têm a ver com meu momento de retornar ao Brasil e sentir a necessidade de estar mais na minha terra. Morei 15 anos na Espanha, desenvolvi minha carreira muito fortemente lá fora. E nisso vem uma aliança muito forte com a natureza.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    É um disco que fala de questões pessoais, mas sempre por meio da natureza. É um disco muito ligado aos poetas... Quis me colocar mais no lugar do melodista e de estar com minha música a serviço da poesia, da letra. Então tem esse diferencial. É um disco que vem sendo gestado de uma forma muito orgânica, de momentos que vivi nesse retorno desde quando voltei ao Brasil, em 2012. Voltei e morei em São Paulo, no Rio... E esse ano no Rio foi muito fértil.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu não pensei nisso, mas quando vi já tinha acontecido por meio das canções. Foi algo reconhecido, não foi buscado. Acho que em um processo de composição o mais bonito na verdade é o processo artístico. É que cada artista fale com autenticidade daquilo que só ele pode falar e daquilo que permeia essa necessidade de expressão, que é falar do nosso mundo interior com esse mundo exterior. É uma relação dialógica. Eu tenho muito essa necessidade. Desde os meus 6 anos, quando comecei a estudar o violino, sempre tive essa necessidade de expressão. Isso tudo reflete muito minha vontade de entender, também, o meu lugar no mundo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A primeira música que compus desse disco é Cerrado. A fiz em Madrid (na Espanha) e é a única do disco cujas letra e música são só minhas. Ali eu entendi, pela canção, um chamado. 'Está na hora de eu estar mais na minha terra'. E tudo coincidiu porque, na verdade, fui selecionada para um projeto cultural e meu disco estava sendo lançado no Brasil. Eu tinha acabado de trabalhar como vocal coach no filme do Almodóvar, "A Pele Que Habito" (2011). Então a imprensa estava atrás de mim, tinham projetos no Brasil, o disco foi selecionado para prêmio no Brasil... Senti um chamado. Viajei o mundo todo participando em grupos, tocando com meus músicos, mas curiosamente, quando o disco chegou, eu senti a necessidade de trazer mais o trabalho para o Brasil.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Nesse disco tem uma canção que se chama "La Tierra Gira en Tu Ventre", que é com um dos maiores artistas espanhóis da atualidade. Essa música, por exemplo, seria esse lugar de mescla por meio dessa poesia. Tenho um produtor espanhol, que é um grande produtor de muita gente importante na Espanha, que tem uma pegada mais pop. Então, na verdade, não tem um elemento como Flamenco, não tive nunca essa necessidade de mostrar o quanto essa cultura faz parte da minha vida. Dancei Flamenco por oito anos, conheço a fundo o ritmo e é uma cultura muito importante para o meu universo. Mas minha música é muito brasileira, eu percerbo isso. E eu nunca quis ser algo que eu não sentisse mesmo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não acho que teve um fio condutor consciente. Como falamos antes, foi tudo para expressar muito minha relação com a natureza. Se você escutar "Praianos", você vê que eu já falo muito disso... É uma marca minha, essa natureza no meu trabalho. Mas eu nunca penso assim: 'Ah, vou falar disso'. Cada canção é um momento. E nesse caso, principalmente, foi para mim muito importante deixar tudo claro. Mas as coisas, se você olhar, se você vir as letras, tem um caminho em comum, mas é a relação com a natureza. É o aspecto mais forte.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Está sendo (risos). A gente está começando o trabalho agora e está sendo maravilhoso. Primeiro porque, para mim, só o fato de estar com o Ney já é incrível. Eu, que tenho essa ligação forte com a natureza, que sou atriz, gosto de palco... Imagina a quantidade de afinidades que eu possa ter com ele, não é? Ele sempre foi uma grande referência como artista e como pessoa. Foi a partir da gravação dessa canção que surgiu o convite. Outro dia, o Ney me deixou uma mensagem muito bonita. Ele escreveu: 'Muito bom trabalhar com uma pessoa que, além de talentosa, sabe o que quer'. (Risos). Acho que ele reconhece um caminho... E o que eu sei é que quero estar perto de pessoas que me alimentam, que acreditam no meu trabalho e para as quais eu possa oferecer minha energia. Acho que a vida é essa troca. É entrega em cada coisa que você faz. Realmente sou uma pessoa muito focada na carreira e de muita entrega no meu trabalho. Eu acredito nele, acho que é importante e esse lugar de expressão é essencial. Muito além do reconhecimento.

    Aspas de citação
A cantora e compositora Fernanda Cabral e o artista Ney Matogrosso
A cantora e compositora Fernanda Cabral e o artista Ney Matogrosso. (André Amaro)
Aspas de citação

Acredito que tenho coisas para comunicar

Fernanda Cabral
Artista
Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Isso é curioso você me perguntar. Porque aconteceu com meu primeiro disco, acontece com meus shows... As pessoas saem sempre dizendo que entraram em outro espaço e tempo e se sentem tão bem, quase um espaço meditativo, mas eu não sei. Acho que é uma característica minha. Mas acho que é algo da minha voz, esse aspecto mais místico de ligação com a natureza... Acho que estou evocando forças que trabalham talvez com esse universo que trazem esse lugar. Tenho um projeto com mães e bebês prematuros, se chama "Música na Incubadora". Um projeto muito importante de como a música é um veículo para a cura. Eu faço uma composição na hora a partir da história da mãe e bebê e trabalho com instrumentos para fazer essas músicas. Talvez seja um reflexo desse trabalho (risos).

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A arte ela sempre vai impactar uma possível mudança, porque ela é um mecanismo poderoso de reflexão. Por isso nós somos os primeiros a ser massacrados, que é o que está acontecendo politicamente no Brasil. Ela (a arte) é política por si só. Porque temos que nos posicionar sempre. Então, assim, esse momento é muito triste o que estamos vivendo, porque na verdade isso é consequência de um problema muito maior. O que eu posso dizer é o que todo mundo diz, no sentido de ver tudo com muita tristeza, lamentar pela situação e ao mesmo tempo não vão nos calar. Não vão calar os poetas e as pessoas que são ligadas à natureza. A arte e natureza são muito unidas, a arte reflete a natureza. A natureza é a gente. Essa que é a questão toda. A última música do disco termina com a voz de indígenas, se você perceber com cuidado.

    Aspas de citação
Aspas de citação

A gente não está destruindo o Pantanal, nem a Amazônia. Estamos nos destruindo. É uma auto-destruição profunda

Fernanda Cabral
Artista
Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Agora estou aqui. Já decidi estar morando no Brasil. Tenho dupla nacionalidade, essa liberdade de estar indo e vindo. E vou sempre estar assim... Um pouco lá, volto. Mais um show, uma turnê por lá e volto. E hoje realmente quero estar aqui. Acredito muito no Brasil, na nossa força, tendo essa ligação com a minha terra, meu povo, com os indígenas, nossas origens, e quero tocar com os músicos daqui e semeando aqui. Quando você passa tanto tempo assim fora, você não é mais de um lugar. Sinto que Espanha é minha casa, também, mas decidi estar mais aqui.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais