> >
8 filmes que abordam o tabagismo e podem ajudar a parar de fumar

8 filmes que abordam o tabagismo e podem ajudar a parar de fumar

Produções falam do assunto sob diversos ângulos como prazeres, malefícios e mercado do produto

Publicado em 5 de junho de 2020 às 10:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem de divulgação do filme
"Obrigado por Fumar" faz uma sátira ao poder da indústria do tabaco nos Estados Unidos. (Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma média de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes. E o total de mortes em razão do consumo de cigarro chega a ser de 8 milhões por ano, o que corresponde a mais de 16 mil óbitos por dia.

Estatísticas à parte, o cigarro, e por que não a arte de fumar, sempre foi visto com um sentimento misto de amor e de ódio pela indústria do entretenimento, especialmente o cinema. 

Clássicos como "Casablanca" (1942), "Gilda" (1941), "Uma Rua Chamada Pecado" (1951), "Juventude Transviada" (1955), "Bonequinha de Luxo" (1961), "Chinatown" (1974) e "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (1978), só para citar alguns títulos, fizeram parte da chamada "Era de Ouro do Tabaco" em Hollywood.  Em cena, astros fumando a todo o momento, personificando glamour, sedução e um comportamento "descolado", típico de uma juventude saudável e moderna. 

Rita Hayworth, luminosa, em "Gilda": cigarro usado por Hollywood como sinônimo de sofisticação. (Divulgação)

Nem é preciso dizer que esses filmes (em sua maioria bancados pelos milhares de dólares da indústria do cigarro) influenciaram pessoas em todo o mundo a embarcarem no vício de fumar. 

Somente no início dos anos 2000, leis mais rígidas foram implantadas por governos e pela própria indústria do cinema, como o projeto "Smoke-Free Movies", que restringe o uso do cigarro em filmes destinados a um público menor de 13 anos nos Estados Unidos. No Brasil, filmes com consumo de cigarros recebem recomendação de não recomendados para menores de 12 anos, segundo o Ministério da Justiça.

Aproveitando a semana do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no último dia 31,  o "Divirta-se" preparou uma lista de filmes e documentários que tem o cigarro como protagonista e o abordam sob diversos temas, principalmente o dos malefícios. 

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Cigarro do Crime (2020)

    Disponível gratuitamente no YouTube, o documentário de João Wainer mostra o caminho que o tabaco ilegal percorre das fábricas paraguaias até as principais cidades do Brasil, onde é comercializado a um preço muito menor do que os maços legalizados. Por ano, esse mercado clandestino fatura cerca de R$ 10,9 bilhões, inclusive alimentando atividades ligadas ao crime organizado. O filme cai no didatismo, mas vale a pena conferir por seu caráter informativo. 

  • 02

    Obrigado por Fumar (2005)

    Em exibição no Telecine Play, a pequena obra-prima de Jason Reitman mostra um lobista de uma fábrica de cigarros (Aaron Eckhart, em grande atuação) que precisa defender publicamente o tabaco, para que ele não perca o seu espaço nos filmes produzidos por Hollywood. Curiosamente, mesmo o cigarro sendo citado a todo momento, os atores não aparecem fumando em nenhuma cena. Uma jogada de mestre do cineasta.  

  • 03

    É Proibido Fumar (2009)

    Mais um trabalho superlativo de Anna Muylaert ("Que Horas Ela Volta?"), com boas atuações de Glória Pires e Paulo Miklos. Baby (Glória) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Quando o músico Max (Miklos) se muda para o apartamento vizinho, ela vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo, está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive o seu vício compulsivo por fumar. Disponível no Amazon Prime.

  • 04

    O Informante (1999)

    Indicado a sete Oscar - e aclamado pela crítica -, o longa-metragem de Michael Mann lançou Russell Crowe ao status de estrela hollywoodiana. Aqui, um ex-executivo da indústria do tabaco (Crowe) decide dar uma entrevista à TV americana para detalhar os males que o cigarro faz para a saúde, especialmente suas substâncias consideradas viciantes. Pode ser assistido no Telecine Play. 

  • 05

    Fumando Espero (2009)

    O documentário, dirigido por Adriana Dutra, costura declarações de amor e de ódio ao hábito de fumar, trazendo o cigarro sob uma perspectiva histórica, da criação à popularização nas telas de Hollywood, sem deixar de pontuar os malefícios do vício. Entre os entrevistados, nomes como Ney Latorraca e a cantora Miúcha. Disponível em DVD.

  • 06

    É Proibido Fumar - a Lei Antifumo no Brasil (2019)

    Produzido pela TV Justiça, e disponibilizado gratuitamente no YouTube, o curta-metragem mostra que as leis antifumo no País fizeram com que o número de fumantes caísse em mais de 50% desde que foram implementadas. O vídeo mostra, ainda, estratégias usadas pela indústria tabagista para manter seu público consumidor, como a criação de cigarros eletrônicos, e traz depoimentos de especialistas em saúde e na legislação sobre o tema. Destaque para a participação do médico Drauzio Varella.

  • 07

    Cortina de Fumaça (1995)

    Sensível drama existencial dirigido por Paul Auster e Wayne Wang que fez muito sucesso no circuito de arte, quando exibido no Brasil. Em uma das inúmeras tramas, vemos os dilemas de Auggie Wren (Harvey Keitel, ótimo), o dono de uma tabacaria de Nova York que recebe clientes de todos os tipos. São pessoas comuns, que sentem suas vidas compartilhadas pelo prazer de fumar. Disponível em DVD e no Google Play.

  • 08

    Smoking/No Smoking (1993)

    Clássico do cinema francês dirigido pelo saudoso mestre Alain Resnais e protagonizado por seus atores-fetiche, Sabine Azéma e Pierre Arditi. A trama é uma delícia. Dois atores, um homem (Arditi) e uma mulher (Azéma), representam uma série de personagens em variadas tramas. E tudo surge a partir da dúvida: fumar ou não fumar? São quase cinco horas de projeção que valem muito a pena serem conferidos. Disponível em DVD no Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais