> >
11 filmes que retratam o apocalipse e seu pós segundo o cinema

11 filmes que retratam o apocalipse e seu pós segundo o cinema

Títulos como "Mad Max - A Estrada da Fúria" (2015), "Melancolia" (2011) e "O Dia Depois de Amanhã" (2004) têm em comum o fato de mostrar o nosso juízo final

Publicado em 3 de abril de 2020 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Melancolia: O apocalipse segundo Lars Von Trier
Melancolia: O apocalipse segundo Lars Von Trier. (California/Divulgação)

"Quatro cavaleiros espalhando todas as categorias de miséria, como fome, guerras e peste"... "E anjos, muitos anjos, alguns tocando trombetas, anunciando castigos e catástrofes". 

A citação acima, retirada de trechos bíblicos do Apocalipse, livro escrito pelo apóstolo João, em 95 d.C, vislumbra um planeta próximo do fim. Situação parecida, por mais que possa soar real na atualidade, por enquanto só pode ser vista nos cinemas.

Títulos como "Mad Max - A Estrada da Fúria" (2015), "Melancolia" (2011) e "O Dia Depois de Amanhã" (2004), só para citar alguns, têm em comum o fato de mostrar o nosso juízo final. 

Uns filmes buscam um viés mais autoral, como o caso do longa-metragem de Lars Von Trier, e outros são totalmente voltados para o entretenimento escapista, como a ficção estrelada por Jake Gyllenhaal.

Aproveitando o embalo, o "Divirta-se" fez uma lista com 10 filmes (e mais um de bônus) que retratam o apocalipse ou seu pós no cinema.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    O Expresso do Amanhã (2013)

    Primeiro trabalho de Bong Joon-Ho (consagrado com a vitória de "Parasita" no Oscar) em Hollywood, a ficção bebe da criatividade e morbidez vistas nos longas-metragens do diretor sul-coreano. Um experimento para impedir o aquecimento global falha e uma nova era do gelo toma conta do planeta. Os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de um Snowpiercer, um trem que roda o planeta acompanhando o sol e evitando o frio congelante do lado de fora. Um filme que merece ser descoberto. Em cartaz no Amazon Prime.

  • 02

    Mad Max - A Estrada da Fúria (2015)

    Obra-prima visceral de George Miller, vencedor do Oscar em seis categorias, o filme chama a atenção por sua excelência técnica e pela presença magnética de Charlize Theron, vivendo a Imperatriz Furiosa. Max, um ex-policial e agora caçador das estradas (Tom Hardy), acaba capturado por um perigoso grupo de guerreiros dos desertos apocalípticos da Austrália. Quando ele tem a oportunidade de fugir, precisa decidir se vai ajudar a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) a resgatar um grupo de garotas mantidas como escravas. Em cartaz no Looke, Google Play e iTunes.

  • 03

    A Estrada (2009)

    Em um mundo pós-apocalíptico, um Homem (Viggo Mortensen) e seu Filho (Kodi Smit-McPhee) tentam sobreviver a qualquer custo.  Baseado na literatura cult de Cormac McCarthy, o filme causou controvérsias na época de seu lançamento, dividindo opiniões. A direção é do competente John Hillcoat. Concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2009. Disponível no Claro Vídeo e HBO GO. 

  • 04

    Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012)

    Delicada comédia dramática dirigida por Lorene Scafaria, de "As Golpistas" (2012). As ótimas atuações de Steve CarellKeira Knightley mantém o nível do filme. Um meteoro está em rota de colisão com a Terra e, em três semanas, o mundo vai acabar. Dodge (Carell), um corretor solitário, e Penny (Knightley), sua vizinha triste, decidem percorrer o país para reencontrar suas famílias e amores de juventude. Em cartaz no Telecine Play.

  • 05

    Melancolia (2011)

    Um dos melhores trabalhos do sempre polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier. Obsessão, acerto de contas, paranoias e amores frustrados embalam a trama que venceu a Palma de Melhor Atriz em Cannes para uma surpreendente Kirsten Dunst. Um planeta está prestes a colidir com a Terra. Por sua vez, Justine (Dunst) conta as horas para se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda da irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que realiza uma festa suntuosa para a comemoração. Disponível no iTunes e Google Play.

  • 06

    2012 (2009)

    Clássico cinema-pipoca exibido várias vezes na "Sessão da Tarde", da Rede Globo, sempre com sucesso de audiência. O filme, exagerado em seus efeitos digitais, é pura diversão sem compromisso. O mundo enfrenta uma catástrofe de proporções apocalípticas onde cidades desmoronam e continentes se despedaçam.  Direção de Roland Emmerich. Em cartaz na HBO GO.

  • 07

    Wall-E (2008)

    Sensível animação pós-apocalíptica da Pixar Animations.  Vencedor do Oscar da categoria e um dos projetos mais aclamados de Andrew Stanton. A trama é bem educativa, especialmente para as crianças. Após encher a Terra de lixo e gases tóxicos, a humanidade praticamente extinguiu o planeta e passou a viver em uma nave. Wall-E, um robô que tenta limpar um mundo devastado, se apaixona por um moderno androide chamado EVA. Disponível no Claro Vídeo, Globoplay e Telecine Play. 

  • 08

    O Dia Depois de Amanhã (2004)

    Outro clássico da "Sessão da Tarde". Curiosamente, a direção é do mesmo cineasta por trás de "2012", Roland Emmerich. Uma Terra apocalíptica sofre alterações climáticas que modificam a vida da humanidade, com as regiões mais ao Norte voltando a uma era glacial. Milhões de pessoas tentam  sobreviver, rumando ao Sul. Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova Iorque à procura do filho Sam (Jake Gyllenhaal). Disponível no Claro Vídeo e Telecine Play.

  • 09

    Impacto Profundo (1998)

    Boa cineasta, Mimi Leder investiu na ficção apocalíptica com o tenso "Impacto Profundo". Um cometa está em rota de colisão com a Terra e a tentativa da NASA de explodi-lo falha. Enquanto o governo realiza um sorteio para decidir quem poderá se refugiar em abrigos subterrâneos, a população precisa se preparar para o fim que virá com o impacto. Disponível na Netflix.

  • 10

    Guerra dos Mundos (2005)

    Steven Spielberg também tem um filme apocalíptico para chamar de seu. "Guerra dos Mundos" foi indicado ao Oscar em três categorias e é baseado no clássico de H.G. Wells. Esqueça a atuação insuportável de Dakota Fanning e aposte na soturna trama escrita por David Koepp e Josh Friedman. Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que precisa proteger seus filhos após um ataque alienígena. Disponível no Amazon Prime e Globoplay. 

  • 11

    Extermínio (2002)

    Você deve estar perguntando: "Onde estão os filmes de zumbis? O repórter não gosta do gênero?". Como são vários títulos disponíveis, vamos citar (de bônus) um dos melhores, "Extermínio", mais um filmaço na carreira do inglês Danny Boyle. Quatro semanas após um vírus misterioso e incurável se espalhar pelo Reino Unido, um grupo de sobreviventes tenta encontrar um santuário e vencer um ataque de... zumbis! Disponível no Claro Vídeo e Telecine Play.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais