> >
Dia da Mentira: confira 10 filmes repletos de farsas e lorotas

Dia da Mentira: confira 10 filmes repletos de farsas e lorotas

Para comemorar a data, o "Divirta-se" fez uma lista com longas em que a mentira é o fio condutor da trama

Publicado em 1 de abril de 2020 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cena do clássico adolescente
Cena do clássico adolescente "Curtindo a Vida Adoidado", de John Hughes. (Paramount/Divulgação)

Raios não caem duas vezes no mesmo lugar; Walt Disney está congelado; Elvis não está morto; a Muralha da China pode ser vista do espaço a olho nu; mulher grávida de oito crianças no interior de São Paulo; a Terra é plana... 

É impossível listar as inúmeras mentiras folclóricas (algumas chegaram a virar lenda urbana ou mesmo teorias de conspiração na internet) em um único texto. Afinal, quem nunca falou uma "mentirinha", nem que seja a mais inocente possível, para se livrar de uma situação embaraçosa?

Aproveitando a chegada do 1º de Abril, o Dia Mundial da Mentira (ou "April Fool's Day", como chamam os americanos e ingleses), o "Divirta-se" listou 10 filmes que fizeram sucesso nos cinemas e ficaram marcados por terem uma trama repleta de farsas e lorotas.  

Antes da relação dos longas-metragens, há uma verdade que não pode ser contestada: você nunca se perguntou por que existe o Dia da Mentira e por qual motivo é comemorado nessa época?

A CULPA É DOS FRANCESES!

Para pesquisar a origem da data, fomos aos livros, bebê! Até o século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. A festança durava uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, o papa Gregório XIII instituiu outro calendário para o mundo cristão, em que o ano novo caía em 1º de janeiro, como é nos dias atuais. 

O Dia da Mentira começou a ser
O Dia da Mentira começou a ser "comemorado" pelos franceses no século XVI. (Thinkstock/Divulgação)

Carlos IX, então rei da França, seguiu o decreto apenas dois anos depois, em 1564. Muitos gauleses resistiram à mudança, mantendo a comemoração na antiga data. 

Não demorou para que vários gozadores de plantão ridicularizassem os inocentes franceses, criando festas e dando presentes de mentira, só para a zoação ficar completa. Cerca de 200 anos depois, a tradição começou a rodar o mundo.

Justin Cooper e Jim Carrey estrelam a ótima comédia
Justin Cooper e Jim Carrey estrelam a ótima comédia "O Mentiroso" . (Universal Filmes/Divulgação)

Aulas de História à parte, e voltando ao cinema, vamos a nossa lista:

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Pinóquio (1940)

    Seria até uma heresia não começar com essa animação clássica de Walt Disney lançada em 1940. A trama é baseada na literatura do italiano Carlo Collodi e já foi adaptada várias vezes para o cinema, até por produções eróticas. Gepeto é um carpinteiro solitário que resolve fazer um boneco de madeira. Após ganhar vida, o "menino" desenvolve uma particularidade: sempre que mente o seu nariz cresce. Em 2021, ganhará uma versão em live action dirigida por Guillermo del Toro. O desenho está disponível em streaming no iTunes.

  • 02

    O Mentiroso (1997)

    Um dos maiores sucesso da carreira de Jim Carrey, um excelente ator subestimado por Hollywood. Um advogado (Carrey) se vê em situação delicada quando o filho, ao soprar as velas do bolo de aniversário, deseja que o pai não minta por um dia. O pedido é atendido, impedindo o homem de falar qualquer tipo de lorota, o que gera várias confusões em seu trabalho.  Um filme para ser visto, e curtido, por toda a família. Disponível no Telecine Play e no Looke.

  • 03

    Adeus, Lênin! (2003)

    Um dos maiores sucessos internacionais do cinema alemão, a fita ajudou a revelar o talento do ator Daniel Brühl e do diretor Wolfgang Becker.  Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, uma mulher comunista (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante a fase que marcou o fim da Alemanha Oriental. Quando desperta, nos anos 1990,  Berlim está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Brühl), temendo que a excitação causada pelas mudanças possa prejudicar a saúde da matriarca, decide esconder a verdade. No Brasil, a comédia pode ser vista no Claro Vídeo.

  • 04

    Mera Coincidência (1997)

    O filme mostra os bastidores da criação de uma fictícia guerra dos Estados Unidos contra a Albânia. A simulação é encomendada diretamente pelo presidente americano, que vê sua reeleição ameaçada por um escândalo sexual. Dirigido com maestria por Barry Levinson (em um dos seus melhores trabalhos), a sátira política debate, entre outros valores, o papel fundamental da imprensa na luta para deter a circulação de falsas notícias, tema muito em voga na atualidade. Disponível em DVD no Brasil.

  • 05

    A Mentira (2010)

    Emma Stone brilha nesta comédia adolescente que presta homagem à literatura de Nathaniel Hawthorne, em especial "A Letra  Escarlate".  A atriz vive uma garota descolada que aceita a proposta de um amigo gay:  fingir relações sexuais em uma festa onde todos da escola estejam presentes. Desta forma, o garoto passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido. A menina não esperava que a mentira fosse causar tantos problemas na cidade onde mora. No Brasil, o filme está disponível na Netflix.

  • 06

    Curtindo a Vida Adoidado (1986)

    Uma das mentiras mais deliciosas já contadas no cinema. O filme, estrelado por Matthew Broderick, se tornou um clássico dos anos 1980, eternizando o nome do mestre John Hughes.  Um estudante gaiato (Broderick) decide inventar para os pais que está doente, só para passar o dia farreando com os colegas. Só que para poder realizar seu desejo, precisa escapar do diretor da escola, vivido com gosto por Jeffrey Jones. Disponível na Netflix.

  • 07

    O Show de Truman (1998)

    Obra-prima de Peter Weir que traz Jim Carrey (sempre ele) em um de seus melhores papéis. Truman (Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples ao lado da esposa (Laura Linney). Algumas mudanças fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. O roteiro de Andrew Niccol, claramente inspirado em "1984", de ?George Orwell, lançou uma das primeiras definições de reality show no cinema. Para ver e rever, captando todas as camadas e nuances da trama. Disponível no Google Play e iTunes.

  • 08

    Dúvida (2008)

    Em tempos de fake news, o filme discute o caráter corrosivo de uma mentira. Uma freira rígida (Meryl Streep, brilhante) começa a perseguir um padre (Philip Seymour Hoffman) após esse ser acusado de "dar atenção demais" a um garoto recém-chegado à congregação. O filme causou muita polêmica na época de seu lançamento por conta dos relatos de pedofilia na Igreja Católica. Conquistou cinco indicações ao Oscar. Disponível no Google Play e iTunes.

  • 09

    Desejo e Reparação (2007)

    Brilhante adaptação da literatura de Ian McEwan, o drama revelou o talento de uma Saoirse Ronan ainda adolescente e conquistando sua primeira indicação ao Oscar. A direção de atores de Joe Wright também é destaque. No calor da Segunda Guerra Mundial, Briony (Ronan) acusa Robbie (James McAvoy), o filho do caseiro e amante de sua irmã mais velha (vivida por Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A marcante trilha sonora de Dario Marianelli venceu o Oscar e continua chamando a atenção pela qualidade. Disponível no Amazon Prime Vídeo.

  • 10

    Os Suspeitos (1995)

    Não podemos abordar as mentiras que permeiam o suspense que revelou Bryan Singer (da série "X-Men"), pois corremos o risco de dar muitos spoilers.  Após uma explosão em um cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico. Quem estaria por trás do crime? Vencedor do Oscar de Roteiro Original e de Ator Coadjuvante, para Kevin Spacey. Disponível no Telecine Play.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais