Dinheiro do crime vai ajudar a combater o próprio crime

O Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA) da Polícia Civil segue uma política nacional do Ministério da Justiça, com a Rede Recupera (Rede Nacional de Recuperação de Ativos)

Publicado em 04/08/2025 às 01h00
Viaturas da Polícia Civil
Viaturas da Polícia Civil. Crédito: Carlos Alberto Silva

É com entusiasmo que deve ser recebida a notícia da criação do Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA), da Polícia Civil. Afinal, é a organização de uma estrutura capaz de realizar investigações financeiras e patrimoniais, detectando atividades que promovem o enriquecimento de organizações criminosas no Espírito Santo, mas indo além:  em outro flanco, viabilizando a venda ou incorporação desses bens ao patrimônio da corporação. 

Ou seja, não poderia ser mais irônico, o dinheiro do crime vai servir para financiar o combate ao próprio crime, numa espécie de retroalimentação que muito interessa à sociedade. A Polícia Civil poderá seguir investindo em tecnologia e conhecimento para ter ainda mais precisão na identificação dessas movimentações financeiras criminosas. É, de fato, uma situação ganha-ganha.

Sobretudo porque a descapitalização desses grupos criminosos, inclusive do tráfico de drogas, é o que pode efetivamente deixá-los mais vulneráveis. O poder financeiro, principalmente para manterem seus arsenais, é o que consolida a força de coerção de uma facção criminosa. O confisco contínuo desse patrimônio pode ser mais letal do que um tiro contra esses grupos.

O Núcleo de Recuperação de Ativos (NRA) segue uma política nacional do Ministério da Justiça, com a Rede Recupera (Rede Nacional de Recuperação de Ativos). A proposta é consolidar um modelo nacional de enfrentamento patrimonial ao crime organizado.

Atingir o patrimônio e as fontes de financiamento desses criminosos é estratégia de inteligência, que exige um trabalho minucioso e especializado, com aprimoramento constante. A capacitação é essencial. Um investimento que pode vir desse dinheiro do crime, um tipo de "lavagem" do bem. O NRA tem tudo para colher bons frutos, com um trabalho sério.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.