> >
Rede de livrarias Saraiva demite cerca de 500 funcionários em SP

Rede de livrarias Saraiva demite cerca de 500 funcionários em SP

Segundo sindicato, demissões ocorreram após negociações que vinham desde o começo do ano, por causa da crise no mercado editorial

Publicado em 14 de abril de 2020 às 19:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A rede de livrarias Saraiva demitiu, nesta segunda-feira (13), cerca de 500 funcionários, após negociações que se arrastavam desde o começo do ano.

Unidade da Livraria Saraiva
Unidade da Livraria Saraiva. (Gabriel Souto/ Divulgação)

De acordo com Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a decisão ocorreu por causa da atual crise que assola o mercado editorial brasileiro, e começou a ser discutida antes mesmo da eclosão da pandemia de coronavírus no país.

Após acordo com o sindicato, a Saraiva demitiu 300 funcionários de seu centro de distribuição, localizado em Cajamar (SP), e mais 200 das lojas distribuídas pelo Estado de São Paulo.

Segundo Patah, a decisão foi necessária para preservar a empresa, atualmente em recuperação judicial, e seus outros postos de trabalho – antes das demissões, eles somavam quase 2.000.

Os ex-funcionários terão as verbas rescisórias parceladas em até 20 vezes, com um valor mínimo garantido, seguindo o antigo salário recebido por cada pessoa. A multa sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também será dividida.

"Nós tentamos fazer o máximo, mas temos que ter conscência do momento. Esse filme nós já conhecemos, então tivemos aí uma articulação para não perder o bem maior e diminuir o risco de quebrar a empresa, mantendo os empregos que restaram", diz Patah.

Procurada pela reportagem, a Saraiva disse que não iria se manifestar sobre as demissões.

Este vídeo pode te interessar

No início de abril, o então presidente da rede de livrarias, Luis Mario Bilenky, pediu demissão diante da crise no setor, agravada pelo isolamento social imposto pela Covid-19. O posto está sendo ocupado interinamente por Deric Degasperi Guilhen, ex-diretor comercial da empresa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais